Sala de Ideias

Fome emocional X fome fisiológica

28/10/2022
Fome emocional X fome fisiológica | Jornal da Orla

Juliana Schonhaus

Você já deve ter escutado falar que existem “tipos” de fome diferentes.
A fome fisiológica é aquela que surge para suprir as necessidades do organismo. Ela aumenta de forma gradual e dá sinais constantes de intensidade, você não fica “morrendo de fome” de uma hora pra outra, não é mesmo? Você pode estar ocupado demais pensando e fazendo outras coisas para não perceber. Além disso, geralmente ela não está relacionada a um alimento específico .
Já fome emocional se caracteriza pelo ato de comer para aliviar o estresse, ansiedade, desconforto ou até mesmo para comemorar em momentos de felicidade.  Essa fome surge de repente, geralmente de um alimento específico (sabe quando você pensando exatamente naquele bolo no meio da tarde?). Na maioria das vezes, nessa situação, acabamos comendo mais do que o normal, além de comer mais rápido.
Sabendo a diferença fica mais fácil identificar o tipo fome e assim traçar estratégias para melhorar a forma que vamos lidar com ela.
Como começar a identificar?
– Perceba se os momentos que isso acontece tem alguns pontos em comum (anote o que comeu e coloque o que estava sentindo naquele momento, por exemplo).
– Analise sua alimentação como um todo. Como está a distribuição do seu dia alimentar?
– Entenda o que está sentindo, muitas pessoas não sabem identificar seus sentimentos (é estresse? ansiedade? medo? euforia?)
A partir daí, trace estratégias reais para contornar a situação, conte com a ajuda de nutricionistas e psicólogos para isso.

Juliana Schonhaus – CRN 3: 4223-9. Nutricionista e Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.