Educação

Fies Social abre inscrições; saiba quem pode participar

12/03/2024
Agência Brasil

Os estudantes têm uma nova oportunidade de ingressar no ensino superior pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) em 2024, a partir desta terça-feira (12/3). Uma das principais mudanças neste ano é a implementação do Fies Social. A iniciativa reserva 50% das vagas de cada edição do programa para estudantes com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo, cadastrados no Cadastro Único. Para esses estudantes, o financiamento pode chegar a até 100% dos encargos educacionais.

Com inscrições abertas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, o programa do Ministério da Educação (MEC) oferece 112.168 vagas para estudantes de todo o país.

Novidades e Fies Social

O MEC realizou uma revisão das áreas de conhecimento adotando como critério a Classificação Internacional Normalizada da Educação Adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais de Formação Específica. Além disso, a distribuição das vagas levará em consideração o conceito de cada curso no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, garantindo uma oferta equitativa entre cursos bem avaliados.

O processo de escolha de cursos também passou por alteração. Agora, ao se inscrever no Fies, o estudante pode selecionar até três opções de cursos, não mais limitados a um mesmo agrupamento de áreas. Essa flexibilidade permite aos candidatos a oportunidade de escolher cursos de diferentes áreas do conhecimento.

O Fies Social, instituído pela Resolução nº 58/2024, busca retomar o papel social do financiamento estudantil, oferecendo melhores condições para estudantes de baixa renda alcançarem seus objetivos educacionais.