Baixada Santista

Feira da Cidadania em Guarujá entregou mais de seis toneladas de alimentos

20/06/2023
Divulgação/Prefeitura de Guarujá

A Prefeitura de Guarujá contribui, mensalmente, para o reforço da alimentação das famílias cadastradas no projeto “Feira da Cidadania”. Neste ano, o projeto já entregou 6.830 quilos de alimentos. O trabalho é desenvolvido pela Superintendência de Segurança Alimentar e Nutricional, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social de Guarujá.

O Projeto Feira da Cidadania tem objetivo de proporcionar o acesso a alimentos de qualidade às famílias em situações de vulnerabilidade, fomentar a educação alimentar e nutricional e combater o desperdício de alimentos.

A ação arrecada alimentos junto aos comerciantes das feiras livres dos bairros Santa Rosa e Santo Antônio, alguns supermercados e quitandas. Muitas frutas, verduras e legumes que iriam para o lixo devido a manchas e amassados, são reaproveitados pelo projeto. Atualmente, a média atendida é de 36 famílias.

LEIA TAMBÉM | Projeto de alimentação saudável leva crianças à feira-livre em Guarujá

Horta

O projeto também conta com doações semanais de uma horta instalada no Paço Municipal Moacir dos Santos Filho, que disponibiliza diversos tipos de verduras, como por exemplo, alfaces e hortaliças.

O secretário municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, explicou a importância da parceria com a Horta Municipal e do Projeto Feira da Cidadania. “Essa parceria é fundamental, pois as frutas não contêm agrotóxicos e produtos químicos, assim, mantendo as qualidades nutricionais intactas e o maior aproveitamento de mineral. Já o projeto é de suma importância para ajudar a população em maior risco de vulnerabilidade social e alimentar”, afirma.

Entrega

A entrega dos alimentos às famílias cadastradas no projeto ocorre semanalmente na Superintendência de Segurança Alimentar e Nutricional. Uma vez por mês são realizadas oficinas de educação alimentar e nutricional, onde são abordados assuntos diversos, entre eles: o aproveitamento integral dos alimentos, boas práticas de manipulação de alimentos, orientação nutricional, dentre outros.

Para famílias que querem receber a entrega dos alimentos é preciso procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo de sua casa. A Sedeas também atende ordens judiciais.