Colunas

“Falar é fácil, difícil é fazer”. A importância da comunicação na geração de resultados

28/04/2025 Hudson Carvalho
Freepik

Não sou amigo de ideias requentadas. Nomes novos para ideias antigas não me agradam.

No mundo empresarial, em especial na área de Recursos Humanos, é comum ver “novos” livros, seminários e palestras tratando de temas já apresentados, com outras roupagens. Então, não dou muita bola e sigo atrás de novas ideias, originais.

Às vezes, porém, um assunto – por ter ganho um nome que lhe explica melhor – ganha corpo. Todos sabemos, por exemplo, que Comunicação não é o que dizemos. É o que o outro entende. Que o objetivo de comunicar é gerar ação correspondente ao discurso. Comunicação é o sistema circulatório de uma organização.

Então, quando leio a expressão “comunicação assertiva”, apesar de não ser algo novo, o conceito faz sentido para mim.

Comunicar “acertando” no que se diz (escreve, ou demonstra), é indispensável no cenário empresarial, processo crítico no sucesso organizacional, além de ser uma característica dos profissionais maduros e eficazes.

Profissionais que dominam essa habilidade não apenas transmitem mensagens corretas, mas também moldam o ambiente de trabalho à sua volta. Mal-entendidos são minimizados e conflitos tornam-se raros. As relações interpessoais ficam mais fortes e, por isso, o clima organizacional melhora.

A comunicação assertiva reside na capacidade de expressar pensamentos, sentimentos e desejos de maneira clara e objetiva, sem cair nas armadilhas da agressividade ou passividade. Essa abordagem transparente cria um ambiente propício à participação dos membros da equipe, onde suas ideias e perspectivas são valorizadas.

No universo da liderança, a comunicação assertiva assume uma dimensão ainda mais crítica. Líderes que incorporam essa prática conseguem inspirar confiança em suas equipes, que passam a operar de maneira eficiente, por conta, por exemplo, do feedback construtivo que lhes é oferecido.

A compreensão das emoções e perspectivas de colegas, subordinados e superiores, é um diferencial na construção de relações saudáveis e na promoção de uma comunicação eficaz.

Organizações que reconhecem e fomentam a comunicação assertiva geram aumento da produtividade e a elevação geral da satisfação de todos os colaboradores. E, acredite, essas habilidades de comunicação podem ser – todas – treináveis.

Para sermos assertivos na hora de comunicar, não podemos deixar de caprichar na sinceridade nas interações diárias. A honestidade na comunicação cria alicerces sólidos para a confiança mútua entre líderes e suas equipes.
A capacidade de expressar opiniões e ideias de forma respeitosa e ouvir o contraditório, mesmo em contextos desafiadores, revela maturidade e evita conflitos. Veja que não estou falando de abrir mão de posições pessoais ou de tornar-se passivo diante de desacordos. Comunicar-se assertivamente é discordar, sem fechar portas para soluções futuras.

Em um ambiente corporativo, divergências de opiniões são inevitáveis, mas abordar esses conflitos com assertividade permite que as partes expressem suas preocupações sem medo. Poucos aspectos têm poder destruidor tão grande quanto a cultura do medo.

A capacidade de ouvir atentamente, é um componente integral da comunicação assertiva, cria empatia, peça-chave que permite compreender as necessidades e preocupações dos colegas, adaptando a comunicação de maneira apropriada.

A comunicação assertiva é uma habilidade que permeia a organização e cria ambientes com a dinâmica correta, alinhada à estratégia.

E você, como se comunica? Ou prefere que falem por você?