Sala de Ideias

Está mais difícil consumir verduras e legumes no frio? Reinvente sua salada!

26/05/2023
Depositphotos

Barbara Romano

Sabemos que existem incontáveis fatores que influenciam nossas vontades, escolhas e decisões alimentares, e já falamos bastante disso por aqui, já que representa algo bem importante quando pensamos no comer. Mas tem mais uma dessas situações que gostaríamos de explorar um pouquinho mais hoje, que é sobre a temperatura ambiente.

Quando está muito quente, geralmente queremos alimentos mais gelados, refrescantes, sentimos mais sede e fica mais difícil comer refeições “densas” de maneira geral. Já em temperaturas mais frias, costuma acontecer o contrário, e muitas vezes acaba sobrando um menor consumo para as famosas hortaliças, que são os legumes e verduras. Por isso, é importante também adaptarmos nossas refeições, preparações, receitas e até quantidades, quando for o caso.

As saladas cruas, que caem tão bem no verão, não costumam ter uma adesão tão boa no inverno… e por isso, vocês podem investir em molhos caseiros para incrementar um pouquinho mais o gosto. Algumas opções são, por exemplo, molho de mostarda com mel (sugestão: 2 colheres de mostarda, 1⁄2 colher de mel, 2 colheres de água) ou com iogurte (sugestão: 2 colheres de iogurte desnatado, 2 colheres de água, 1 colher de suco de limão e 1 colher de hortelã picado).

Mas, se mesmo assim ainda estiver difícil comer a salada crua, outras formas de preparar hortaliças podem ser exploradas. Cozinhá-las junto de outras preparações, como arroz, feijão, macarrão, carnes ensopadas e moída ou omelete, usando cenoura, vagem, brócolis, beterraba, fica uma delícia. Vegetais recheados também caem super bem. Experimentem rechear a abobrinha, berinjela ou tomate com carne moída, frango desfiado ou atum; depois é só colocar no forno, e além de lindo fica super gostoso. Os chips de legumes são perfeitos para quem gosta de crocância, ficam ótimos junto de saladas de folhas e até na finalização de sopas e cremes; vocês podem usar a berinjela, abobrinha, quiabo, cenoura, beterraba. Preparar legumes gratinados, como couve-flor, brócolis, cenoura, berinjela ou abobrinha usando creme de ricota e um pouquinho de queijo no preparo também deixa as hortaliças com um sabor especial. Além das clássicas sopas, que são comidas afetivas nesse período, e que podem conter diversos nutrientes tanto das verduras e legumes, quanto das diversas fontes de carboidratos e proteínas, animais ou vegetais.

Assim, o importante é manter uma alimentação completa de nutrientes e equilibrada, mesmo com “outra cara”. Na verdade, isso é bem legal até para sairmos da rotina e não enjoar das opções que comumente comemos no nosso dia a dia.

Barbara Romano – CRN 3: 4548-4. Nutricionista pós-graduada em Nutrição, Metabolismo e Fisiologia do Exercício pela USP

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.