A Ponte Pênsil, em São Vicente, terá o trânsito liberado durante o feriado de Páscoa. Segundo a Prefeitura, a intenção é facilitar a vida dos motoristas, devido à alta demanda de turistas na cidade. A liberação ocorre entre a Sexta-feira Santa e o domingo de Páscoa.
Entretanto, na segunda-feira (10/4) retornam os bloqueios no trânsito para carros e motocicletas, enquanto durarem as obras para reforço na estrutura da Ponte Pênsil. Assim, as interrupções ocorrem de segunda a sexta-feira, das 20h às 6h do dia seguinte.
A Ponte Pênsil é a primeira ponte suspensa a cabos no Brasil. Inaugurada em 21 de maio de 1914, ela liga a ilha de São Vicente ao continente. As obras de construção, porém, iniciaram em 1911, com planejamento dos engenheiros Saturnino de Brito e Miguel Presgrave.
A ideia original era de que a ponte conduzisse a rede de esgoto de Santos para Praia Grande. Mas, ao longo dos anos, a estrutura se transformou em um ponto turístico.
O que muita gente não sabe, é que a Ponte Pênsil teve suas peças trazidas de Dortmund, na Alemanha, e chegaram em vários navios. Uma época em que o concreto sequer estava disponível.
Muitas dessas peças são conservadas até hoje e estrutura foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico e Artístico Nacional (Condephaat), em 1982.
LEIA TAMBÉM