Baixada Santista

Após acidente com motociclista, Ponte Pênsil em São Vicente receberá manutenção

16/08/2022
Divulgação/Prefeitura de São Vicente

A Ponte Pênsil, em São Vicente, receberá obras de manutenção após acidente envolvendo um motociclista que teve o veículo preso entre as tábuas da estrutura, ocorrido no domingo (14/8). A informação foi divulgada pelo prefeito da cidade, Kayo Amado, na segunda-feira (15/8). A ponte é de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão da Secretaria Estadual de Logística e Transportes e, por isso, a Prefeitura não pode realizar nenhuma intervenção na estrutura.

Técnicos do DER já estiveram no local e sinalizaram os locais em que há pontos de risco no tabuleiro da pista. Essa equipe executará serviços emergenciais até quarta-feira (17/8). A orientação é que motoristas e motociclistas trafeguem em baixa velocidade e com cautela, evitando acidentes, até que os problemas sejam resolvidos.

Histórico

Em 2013, a Ponte Pênsil passou por uma longa reforma, que foi concluída em 2015. De lá para cá, não houve nenhuma nova manutenção no local. Em live, o prefeito mostrou diversos ofícios encaminhados ao Governo do Estado já no seu primeiro ano de mandato, em 2021, quando constatou problemas nas tábuas de madeira e nos gradis, que já vinham de anos anteriores.

Em 5 de maio de 2021, o prefeito fez o primeiro ofício ao Governo do Estado, pedindo providências para a manutenção na ponte. Em seguida, em junho de 2021, um segundo ofício foi enviado ao Estado. Em julho de 2021, mais uma vez o prefeito fez uma requisição, tendo em vista a piora nas condições do equipamento.

No fim de 2021, foi feito mais um pedido por parte do prefeito Kayo Amado, até que começou a tramitar um processo de abertura de licitação para a reforma da Ponte Pênsil.

Em 26 de março de 2022, foi publicado um edital de licitação do DER, que acabou dando deserta em abril, ou seja, nenhuma empresa se interessou.

Um novo edital foi publicado e a abertura dos envelopes está prevista para a próxima quarta-feira (17), para definir a empresa vencedora do certame. O valor estimado da obra é de R$ 5.259.311,38 com duração prevista de oito meses.