Saúde e Beleza

Dutasterida

13/09/2023
Freepik

Dutasterida é uma medicação utilizada para o tratamento do aumento da próstata, chamada de hiperplasia benigna da próstata. Diversos estudos demonstraram que o uso de Dutasterida em relação a finasterida aprovada para o tratamento da alopecia androgenética em homens apresenta um crescimento do cabelo mais rápido, tendo uma  efetividade superior. Esse fármaco também é utilizado off-label, ou seja, sem prescrição da bula, para o tratamento de alopecia feminina.

O mecanismo de ação é a inibição da 5α-redutase tipos I e ll, que bloqueiam a ação dessas enzimas, que convertem a testosterona em Dihidrotestosterona (DHT), com consequente redução da produção de (DHT) dentro dos folículos capilares, podendo diminuir os níveis de DHT no sangue em até 98%.

A apresentação pode ser oral de 0,5 mg ou injetável de 0,01% ou 0,1%.

A sua posologia pode ser de 0,5 mg 3x – 7x por semana ou injetável de 1 ml.

Os seus efeitos colaterais relatados são: disfunção erétil ou ejaculatória, redução de libido, depressão (não há associação clara), ginecomastia e cefaleia.

Os exames prévios que podem ser solicitados são: hemograma, função hepática, testosterona livre, testosterona total e espermograma completo. Em pacientes acima de 45 anos pode ser solicitado também um exame de PSA para ter um valor de PSA basal. Para o monitoramento pode-se repetir os exames séricos a cada 6-12 meses.

Converse melhor com o seu médico sobre essa medicação.