Cinema Esportes Santos

Documentário internacional mostra trabalho de Santos com surfe acessível

17/01/2023
Divulgação/Prefeitura de Santos

Santos será referência em documentário internacional sobre surfe acessível. Abrigando a primeira escola pública da modalidade no mundo a contemplar pessoas com variados tipos de deficiência, a cidade terá seu trabalho pioneiro exibido em cinemas, festivais, além de plataformas de streaming.

A entrevista para coleta de informações e ideias foi realizada por videoconferência, na segunda-feira (16/1), no Centro de Controle Operacional da Prefeitura de Santos (CCO). Entre os presentes estavam Francisco Alfredo Araña, Cisco, coordenador de escolas de surfe da Cidade, e Ana Bianca Ciarlini, responsável pela Assessoria Especial da Longevidade.

O documentário, idealizado pelo produtor basco e independente Lurta Nikolas, tem a intenção de interligar os programas existentes na Califórnia e em Santos, mostrando para o mundo, especialmente os países da Europa, a importância da terapia através do surfe para pessoas com deficiência e idosos. O produtor também busca convencer os governos dos países bascos a apoiarem a criação de escolas públicas de surfe acessível.