Cinema

Cineasta santista disputa festival internacional em Portugal

11/03/2024
Divulgação

O curta-metragem “Se trans for mar”, da cineasta santista Cibele Appes, está ganhando destaque internacional. A obra disputará a semifinal do prestigiado Panorama International Indie Film Festival (PIIF), na cidade do Porto, em Portugal.

Com 25 minutos de duração, o filme de ficção apresenta a jornada da personagem Iara, uma atriz e professora de uma escola de jovens e adultos, que enfrenta uma nova fase da vida ao ser expulsa de casa pelos pais. A história se desenrola no morro da Penha, em Santos, onde ela passa a residir com a família de sua amiga Nina Simone, composta por três gerações de mulheres negras.

O enredo aborda o dilema de Iara ao se apaixonar por um educador social, desafiando os preconceitos em relação aos relacionamentos românticos envolvendo pessoas transgêneras. No papel principal está Renata Carvalho, atriz, diretora e dramaturga.

A diretora Cibele Appes destaca que o objetivo do filme é trazer uma abordagem romântica autêntica, desvinculada de estereótipos e fetichizações, como uma forma de combater a transfobia. Além disso, a intenção é promover a representatividade positiva de grupos historicamente marginalizados.

A cineasta santista é reconhecida por sua trajetória como montadora, produtora e diretora em diversas produções premiadas. Recentemente, ela encerrou as filmagens de sua nova produção audiovisual de ficção, “Noroeste”, que promete trazer uma perspectiva sobre a vida na periferia de Santos.

Se trans for mar” acumulou diversos prêmios em festivais nacionais. Entre eles, melhor curta brasileiro no Festival Rio LGBTQIA+ 2023 e melhor curta nacional na segunda edição do Festival Cine Marias.