Sala de Ideias

Dicas para aproveitar a festa junina de forma saudável e equilibrada

05/06/2023
Depositphotos

Bruna Medeiros

A festa junina é uma das celebrações mais tradicionais e esperadas no Brasil. Além das danças típicas, das fogueiras e das brincadeiras, a alimentação é um dos elementos essenciais que compõem essa festividade. Mas como fazer escolhas mais interessantes em meio a tantas tentações gastronômicas? Com algumas estratégias simples, é possível aproveitar a festa junina sem abrir mão de uma alimentação equilibrada.

Aqui estão algumas dicas:

– Nas barracas de comidas típicas, procure por opções melhores. Por exemplo, você pode optar por milho cozido ao invés de pamonha ou curau. Além disso, preferir espetinhos de frutas ou maçãs do amor ao invés de doces mais elaborados. Mas se você sentir vontade das comidas mais calóricas, por que não dividir com alguém ? Fracionar e controlar as porções?

– Procure também escolher uma opção que tenha proteína, um espetinho de carne por exemplo é uma boa estratégia para evitar excessos.

– Não deixe de beber água durante as festas, além de se manter hidratado pode ser uma boa estratégia para evitar excessos. E se for consumir bebidas alcoólicas, procure intercalar com água.

– No dia da festa junina se programe para fazer uma refeição antes. Fazer uma refeição completa antes garantirá que faça escolhas conscientes durante a festa.

– Você também pode organizar uma festa junina em casa, que tal preparar suas próprias opções? Uma canjica utilizando leite desnatado, por exemplo…Dessa forma, você pode controlar os ingredientes e tornar as receitas mais equilibradas.

– Aproveite essa festividade como uma oportunidade para se movimentar. Dance quadrilha, participe das brincadeiras e divirta-se com os amigos.

Lembre-se de que a festa junina é um momento de celebração, e é perfeitamente normal se deliciar com as comidas típicas, o segredo está no equilíbrio e moderação. Aproveite essa festa maravilhosa!!!

*Bruna Medeiros – CRN 3: 4548-5. Mestre em Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.