Baixada Santista

Dia do Orgulho Autista: Mais de 4 mil pessoas emitiram a carteira de identificação na BS

18/06/2024
Freepik

A Baixada Santista conta com 4.198 pessoas que já emitiram a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA). O dado foi revelado nesta terça-feira (18), em celebração ao Dia Mundial do Orgulho Autista. Desde abril de 2023, quando a emissão do documento foi iniciada, a CipTEA tem facilitado a identificação de pessoas autistas em diversos serviços, além de garantir o acesso a direitos importantes.

Segundo a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o estado de São Paulo registra atualmente 57,3 mil emissões da CipTEA. O Governo de São Paulo afirma que a carteira promove a cidadania, garantindo reconhecimento e respeito às necessidades individuais das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), como o atendimento prioritário e adaptado em serviços públicos e privados.

A implementação da CipTEA está em conformidade com as diretrizes do Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo, em vigor desde abril de 2023.

Como emitir a CipTEA

Online:
1. Acesse o site utilizando o login do Gov.br e clique em “Cadastrar novo beneficiário”;
2. Preencha os dados pessoais e o endereço da pessoa diagnosticada com TEA;
3. Insira as informações do Classificação Internacional de Doenças (CID), nome e número do Conselho Regional de Medicina (CRM) do médico, data do documento e anexe o relatório médico em formato PNG ou JPG;
4. Preencha os dados do cuidador/responsável;
5. Leia e aceite o Termo de Aceite;
6. Aguarde a análise e aprovação da CipTEA, que pode ocorrer em até 20 dias úteis.

Presencialmente:
1. Verifique a disponibilidade em um dos postos do Poupatempo da região;
2. Apresente documentos pessoais e relatório médico;
3. O atendente validará os dados e emitirá o documento na hora.

Dia do Orgulho Autista

O Dia do Orgulho Autista é comemorado mundialmente em 18 de junho. Criada em 2005 pelo grupo Aspies for Freedom, do Reino Unido, a data celebra a neurodiversidade das pessoas com Transtorno do Espectro Autista.