Saúde

Abril Azul conscientiza sobre o autismo

05/04/2024
Freepik

O Abril Azul foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar a população sobre o autismo, envolver a comunidade, trazer visibilidade e buscar uma sociedade mais consciente, menos preconceituosa e mais inclusiva. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas são autistas no mundo. No Brasil, estima-se aproximadamente 2 milhões de crianças.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficit na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados. Não há evidências científicas de que exista uma causa única para o autismo, mas sim a interação de fatores genéticos e ambientais.

Como o TEA não pode ser identificado de forma visível, acaba sendo considerado uma deficiência invisível e é comum autistas com baixa necessidade de suporte ouvirem a expressão: “nem parece autista” e podem até mesmo sofrer bullying ou constrangimentos por isso.

Os impactos do transtorno podem depender do grau de diversidade: No nível de suporte 1, as pessoas podem depender menos de apoio externo no dia a dia para realizar as tarefas cotidianas; No nível 2, a pessoa pode precisar de um pouco mais de apoio nas Atividades da Vida Diária (AVDs), como comer, trocar de roupas ou tornar banho. Podem apresentar sensibilidade ao toque, atraso na fala, pouco ou nenhum contato visual, entre outros; No nível 3, precisam de apoio substancial nas tarefas do dia a dia, desde as mais simples até as mais complexas. Apresentam graves déficits na comunicação e interação social e também nos padrões de comportamentos restritos e repetitivos.

A Cor Azul

No autismo, o azul estimula o sentimento de calma e de maior equilíbrio para as pessoas. Nesse caso, o azul auxilia em situações em que a criança, por exemplo, apresenta uma sobrecarga sensorial. Atualmente, o autismo passou a ser representado pelo símbolo do infinito colorido que foi escolhido e criado pelos próprios autistas. O logotipo refere-se à neurodiversidade e a várias formas de expressão dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Girassol e Quebra-Cabeça

O Cordão Girassol é um acessório que tem como objetivo identificar quem possui deficiências que não são perceptíveis. Doenças ou transtornos ocultos são de maior dificuldade de reconhecimento à primeira vista, porque a pessoa não apresenta deficiência física. Alguns transtornos desse tipo são o autismo, o Transtorno de Déficit de Atenção (TDH), transtornos ligados à demência, doença de Crohn, colite ulcerosa e fobias extremas. Já o cordão de quebra-cabeça identifica as pessoas com autismo.

Como ter os colares em Santos

Em Santos, para dar entrada na carteira de identificação, é necessário se dirigir ao Poupatempo Santos (Rua João Pessoa, 246, Centro) e agendar o atendimento no Setor de Protocolo da Prefeitura. A documentação necessária para abertura é: uma foto 3×4, originais e cópias do RG e CPF do interessado e do responsável (quando for o caso), cópia do comprovante de residência de Santos atualizado  e original e cópia do laudo médico com o CID. O prazo para a emissão é de 35 dias. Não há cobrança de taxa e o documento pode ser renovado a cada cinco anos. O colar girassol pode ser solicitado por meio de requerimento específico no ato da retirada da Carteira de Identificação junto à CODEP.

Mais informações pelos telefones (13) 3201-5619 e 3201-5628