Significados do Judaísmo

David Beckham e Seu Orgulho de Ser Judeu

17/07/2023
Photo Works Media/Depositphotos

Há uma velha piada sobre o tamanho de um livro intitulado The Jewish Sports Hall of Fame. Os dados caberiam em um único panfleto. Entretanto, a publicação teria em sua lista o nome do ícone do futebol e da moda: David Beckham.

De acordo com o Jewish Chronicle do Reino Unido, em um recente evento de entrevista no Centro Comunitário Judaico de Londres, a estrela do esporte internacional entrou em mais detalhes sobre seu relacionamento com seu avô materno, Joseph West, e seu relacionamento com o judaísmo.

“Meu avô era judeu, isso por parte de mãe”, disse Beckham, demonstrando seu conhecimento das leis de descendência judaica. “Então, sim, eu me considero… Nunca fui criado como judeu, mas, como disse, meu avô era, e toda vez que íamos à sinagoga eu fazia parte disso.”

Seu avô foi presumivelmente uma força de inspiração por trás das tatuagens hebraicas que ele e sua esposa, Victoria, compartilham.

David Robert Joseph Beckham, nascido em 2 de maio de 1975 é um ex-futebolista profissional inglês, atual presidente e coproprietário do Inter Miami CF e coproprietário do Salford City.

Beckham nasceu no Whipps Cross University Hospital em Leytonstone, Londres, Inglaterra. Ele é filho de Sandra Georgina e David Edward Alan “Ted” Beckham.

Em uma entrevista de 2007, Beckham disse que, “Na escola, sempre que os professores perguntavam: ‘O que você quer fazer quando for mais velho?’ eu dizia: ‘quero ser jogador de futebol, ‘ E eles diziam, ‘Não, o que você realmente quer fazer, para um trabalho?’ Mas essa foi a única coisa que eu sempre quis fazer.”

Conhecido por sua variedade de passes, cruzamentos e cobranças de falta como ala direito, Beckham foi aclamado como um dos maiores e mais reconhecidos meio-campistas de sua geração, bem como um dos melhores especialistas em lances de bola parada de todos os tempos. Devido ao seu talento e conquistas tanto pelo clube quanto pelo país, Beckham também é elogiado como um dos maiores jogadores de futebol do Manchester United de todos os tempos. Ele é o primeiro jogador inglês a conquistar títulos da liga em quatro países: Inglaterra, Espanha, Estados Unidos e França.

A carreira profissional de Beckham em clubes começou no Manchester United, onde ele estreou no time principal em 1992, aos 17 anos. Com o United, ele ganhou o título da Premier League seis vezes, a FA Cup duas vezes e a UEFA Champions League em 1999. Ele então jogou quatro temporadas com o Real Madrid, vencendo o campeonato La Liga em sua última temporada com o clube. Em julho de 2007, Beckham assinou um contrato de cinco anos com o LA Galaxy, clube americano da Major League Soccer. Enquanto jogador do Galaxy, ele passou dois períodos de empréstimo na Itália com o AC Milan em 2009 e 2010. Foi o primeiro jogador de futebol britânico a jogar 100 partidas da Liga dos Campeões da UEFA. Beckham se aposentou em maio de 2013 após uma carreira de 20 anos, durante a qual conquistou 19 troféus importantes.

O jogador participou, há um ano, de uma arrecadação de fundos na sinagoga St John’s Wood Synagogue, para uma bolsa de educação judaica.

Falando sobre como o pai de sua mãe, Joseph, que era judeu, ele disse: ‘Meu avô sempre se certificou de que mantivéssemos certas tradições. Todo sábado de manhã, eu costumava ir ver meu avô – você entrava em casa com minha avó preparando canja de galinha e bolinhos de matzá e latkes. Sempre mantivemos essas tradições; sempre foi sobre a família se reunindo e passando tempo juntos.”

Na sinagoga, Beckham também recitou, em um hebraico fluente, a bênção do pão (hamotzi) recitado na mesa do Shabat, para a apreciação da plateia que participou do evento.

Esta não foi a primeira vez que Beckham falou abertamente sobre sua herança judaica. Ele tem uma tatuagem hebraica que diz “Eu sou do meu amado e meu amado é meu” (ani le dodi ve dodi li), uma citação do “Cântico dos Cânticos” do Rei Salomão.

Além disso, ele escreveu em sua autobiografia “Provavelmente tive mais contato com o judaísmo do que com qualquer outra religião… Eu costumava usar os tradicionais solidéus judaicos (kipá) quando era mais jovem e também fui a alguns casamentos judaicos com meu avô”.

Com o tempo, Beckham tornou-se mais público sobre seu judaísmo e o lugar que ele ocupa na vida de sua família.

O relacionamento e o casamento de Beckham com Victoria, que ficou famosa por fazer parte das Spice Girls, contribuíram para sua celebridade além do futebol.

O filho mais velho do casal, Brooklyn, se casou com a atriz judia americana Nicola Peltz em abril de 2021, em uma cerimônia que incorporou muitas tradições judaicas, incluindo ketubá, chupá e quebra de taça. Desde então, Brooklyn tatuou uma estrela de David na mão, em homenagem à herança judaica de sua esposa.

Beckham é também um exemplar filantropo.

Atualmente, as ramificações de se declarar um judeu são interessantes. É constantemente insinuado, se não declarado abertamente – em artigos, editoriais, discursos de arrecadação de fundos e respostas a vários ataques terroristas – que este é o momento mais perigoso para ser judeu no mundo desde a década de 1930.

E, no entanto, pessoas como David Beckham, que algumas gerações atrás teriam se esforçado para esconder suas conexões judaicas, agora estão se inclinando para o judaísmo de forma pública.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.