Sala de Ideias

Cuidados que temos que ter com a água

17/11/2023
Depositphotos

Maria Clara Sinieghi

Quando pensamos em cuidados com a água, precisamos pensar na higienização de filtros, porque por mais que o filtro retire as impurezas da água, se ele não estiver devidamente higienizado, não conseguirá cumprir sua função.

Os filtros possuem velas ou refis responsáveis por eliminar essas impurezas antes da água chegar à torneira. A troca periódica desses acessórios é importante para garantir a qualidade do produto. Quando compramos um filtro, o próprio fornecedor avisa sobre o tempo para a troca.

Para limpar a parte da saída de água, você pode usar hastes flexíveis ou palitos de dente com algodão enrolado na ponta. Molhe em um pouco de álcool ou numa mistura de água com duas gotas de água sanitária, e use para remover toda a sujeira dos cantinhos.

Os filtros de plástico e de barro devem ser higienizados com uma solução de água sanitária diluída em água. Com uma esponja, limpe a superfície interna do produto e deixe a solução agir por 10 minutos. Depois, enxágue em abundância. Por fim, retire as velas e as lave em água corrente.

Além disso, temos que ter uma correta higienização das garrafas de água, já que são elas que transportam a água que vamos ingerir no dia a dia. Lave toda vez que ela for usada (pelo menos diariamente), principalmente os locais de difícil acesso, como a tampa, bico ou as bordas do canudo. Uma escova de mamadeira pode ajudar. Também deve-se higienizar as borrachas de vedação (caso tenha), para evitar o acúmulo de resíduos ou proliferação de bactérias. A lavagem pode ser feita com detergente neutro ou bicarbonato de sódio.

Também precisamos ter atenção a algumas situações do cotidiano, como:

– Não beber água do chuveiro da praia, pois essa água não é filtrada;
– Não fazer gelo com água da torneira porque as impurezas da água da torneira permanecem no gelo;

Então, é de extrema importância se policiar desses cuidados com a água, para evitar o consumo de água com impurezas que podem trazer prejuízos à saúde.

Maria Clara Sinieghi – CRN3: 69546. Nutricionista.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.