Automóveis

Cuidado ao comprar carros em leilão online

15/06/2022
Foto: Pixabay

Especialista em Direito do Consumidor dá dicas para evitar ser vítima de golpes 

Comprar carros em leilões online pode ser um excelente negócio, mas é preciso ter alguns cuidados para não ser vítima de golpes. Devido à situação econômica do país, o número de buscas e apreensões de veículos comprados por meio de financiamentos aumentou.

Com o aumento de ofertas de veículos retirados de quem não conseguiu pagar, subiu também o número de golpes de leilões online, em que sites falsificados fingem estar associados ao Detran para realizar o golpe.

Especialista em Direito do Consumidor, o advogado Plauto Holtz, que é sócio-fundador da Holtz e Associados, explica que é possível adquirir um carreio por meio de um leilão online de forma segura, desde que se tome algumas cautelas.

Abaixo, ele lista 5 dicas para não cair em golpes. Confira:

 

1 – Acesse o JUCESP

Verifique no site da Junta Comercial se o leiloeiro está cadastrado. Esse órgão está presente em todos os estados brasileiros, sendo responsável por registrar e validar as atividades empresariais que realmente acontecem.

 

2 – Fique de olho no cadeado

Certifique-se na barra de endereço do site se tem aquele famoso cadeado do lado esquerdo, pois isso significa que é um site confiável. Quando se tem o cadeado, o conteúdo e os dados inseridos na página acontecem de uma forma mais segura entre o servidor web e o dispositivo que está fornecendo os dados pessoais.

 

3 – Identifique o cadastro nacional

Consulte o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) no site da Receita Federal. As empresas devem ter um código numérico, CNPJ,  para que assim  possam ser encontradas pelos órgãos governamentais, garantindo a segurança para os consumidores.

 

4 – Visite o local

Fazer visitação ao local do leilão e checar se o veículo realmente  existe te ajudará a não cair em um possível golpe. As chances de serem uma farsa quando se tem um local empresarial são realmente raras, mas acontecem”, alerta o especialista.

 

5 – Evite pagamentos, antes de verificar todos os passos listados anteriormente

Nunca faça qualquer depósito adiantado.  Evite fechar qualquer negociação no impulso, pois, o estelionatário sempre pressiona a vítima com dizeres que levam o consumidor a não querer ficar de fora da arrematação. E os prejuízos podem ser permanentes.

Após o pagamento enviado pela vítima, os criminosos desaparecem e o golpe é finalizado. Caso o comprador tenha caído em um golpe, deve fazer um boletim de ocorrência e anexar as provas das negociações.