Saúde e Beleza

Cosmético orgânico, natural, vegano e cruelty free

05/09/2022
Depositphotos

Você sabe diferenciar e classificar os tipos de cosméticos?

Segue aqui um guia rápido, para melhor elucidação, ajudando na escolha do cosmético, de acordo com a sua filosofia.

Cosmético orgânico

Um cosmético para ser classificado como orgânico é necessário no mínimo que 95% de toda a sua formulação seja de matéria-prima de origem orgânica certificada.

Quando estiver descrito que o produto é feito com ingredientes orgânicos, significa que 70% no mínimo da concentração da matéria-prima é orgânica.

Cosmético natural

Um cosmético para ser classificado como natural é necessário no mínimo que 95% de toda a sua composição seja de matéria-prima de origem natural encontrada na natureza, podendo possuir no máximo de 5% de ingredientes sintéticos.

Cosmético vegano

Um cosmético para ser classificado como vegano possui apenas ingredientes naturais vegetais e minerais. São isentos de produtos de origem animal em seu processo de fabricação e nem sofrer nem um tipo de exploração durante toda etapa de produção, como também não podem ser testados em animais.

Cosmético cruelty free

Um cosmético para ser classificado com o termo “cruelty free” significa que está livre de crueldade e apenas certificam que não foram testados em animais.

Atenção
A classificação NATURAL ou ORGÂNICA pode possuir ingredientes de origem animal, tais como cera de abelha, própolis, mel, lanolina, proteínas da seda, leite ou colágeno.

A classificação VEGANA exclui ingredientes de origem animal e que foram testados em animais, mas podem conter produtos sintéticos.

A classificação em um cosmético CRUELTY FREE pode conter ingredientes de origem animal.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.