Alta Rotação

Como vencer o medo de dirigir

03/11/2023
Como vencer o medo de dirigir | Jornal da Orla

Existem algumas ações que podem ser realizadas para ajudar as pessoas que têm medo de dirigir e ajudar a conquistar a liberdade para ir e vir

Pode ser por conta de um trauma, pode ser por estresse ou medo do fracasso… os motivos são vários, mas o problema é um só: medo de dirigir. Alguns motoristas mais experientes podem achar que isso é uma bobagem, porém o mal ataca vários brasileiros. E muitos desses já são habilitados, ou seja, não é todo mundo que, mesmo depois de participar das aulas práticas, conseguem dirigir normalmente.

Porém, existem algumas ações que podem ser realizadas para ajudar as pessoas que têm medo de dirigir, afinal de contas, ter uma carteira de habilitação pode ser a liberdade, já que não será necessário esperar uma carona, por exemplo, para se locomover. Hoje separei algumas dicas para ajudar a acabar com esse medo.

A primeira dica é parar de ver o veículo como uma arma. É comum entender que o carro é uma máquina perigosa, principalmente para quem está começando. Ter calma e praticar devagar também é muito importante. Não precisa fazer tudo correndo para perder o medo rapidamente. O importante é fazer tudo no seu tempo para que o resultado seja alcançado.

Fazer aulas de direção também é importante. Sim, foram necessárias aulas práticas para tirar a CNH, porém se a pessoa ainda não se sente segura, é interessante marcar mais aulas. Afinal de contas, elas servem para ensinar a dirigir e também fazer com que o condutor se sinta pronto e seguro para dirigir sozinho. Quanto mais praticar, maior será a chance de perder o medo.

Se o medo inicial não passar, pode ser a hora de buscar ajuda especializada. Um profissional vai estabelecer um plano de trabalho para a pessoa ir se aproximando do carro aos poucos. As pessoas às vezes querem partir para o tudo ou nada e isso pode ser bastante prejudicial.

Pode ser um pouco difícil, mas vale a pena. Perder o medo de dirigir sozinho não é apenas uma questão de mobilidade, mas de liberdade para fazer escolhas. Eu fico por aqui, até a próxima!

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço