Sala de Ideias

Saiba como preparar uma lancheira saudável para o seu filho

05/08/2022
Depositphotos

Michele Rocha

O mês de Julho é marcado como um mês de férias escolares para as crianças e de uma pequena pausa na preocupação dos pais em relação a lancheira dos filhos. Não é um tarefa simples preparar todos os dias um lanche saudável, mas é necessário dar uma atenção especial à alimentação infantil, ainda mais com a quantidade enorme de produtos industrializados à disposição nas prateleiras dos mercados, que prometem facilitar a vida dos pais, mas que podem trazer muito prejuízo para a saúde dos pequenos.

Durante a infância, o metabolismo das crianças está a todo o vapor. Isso significa que há muito acontecendo para que o crescimento dos pequenos aconteça de maneira adequada e equilibrada. E nesta fase há uma alta demanda energética e nutricional e não podemos relaxar com isso.

Para que essa necessidade seja atendida, é necessária uma alimentação diversificada para garantir que todos os nutrientes importantes estejam presentes.

Para ajudar os pais nesta tarefa, separamos algumas dicas na hora de preparar os lanches para as crianças:

Leve em conta o período em que a criança estuda — manhã, tarde ou período integral. Pense também na refeição que ele faz em casa, antes e após a escola, para que os lanches estejam em equilíbrio com as outras refeições.

Permita que a criança participe do momento da montagem da lancheira. Isso a incentiva a consumir os alimentos e desperta o interesse pelos lanches saudáveis.

Procure variar o que a criança leva, assim ela não fica enjoada. Diversifique o cardápio — prepare, antecipadamente, uma lista com o lanche de cada dia para poupar tempo.

Evite os alimentos industrializados, ricos em conservantes e com alto índice de açúcar, sódio e gorduras.

Seja um bom exemplo. Os filhos são o espelho de seus pais e os veem, na maioria das vezes, como verdadeiros heróis. Portanto, é fundamental que você seja um bom exemplo para seus filhos.

Algumas dicas de alimentos:
1. Frutas picadas
As frutas picadas são sempre uma ótima pedida porque, além de serem práticas, as opções são bastante diversas e é bem provável que seu filho goste de pelo menos algumas delas. Além disso, as frutas podem ser combinadas com outros alimentos, como granola e iogurte.

2. Biscoitinhos e cookies caseiros
Os biscoitos caseiros, assim como outros alimentos feitos em casa, como pão de queijo ou bolo, são sempre opções melhores que os industrializados. Existem receitas muito práticas, saborosas e saudáveis. As crianças adoram preparar biscoitos!

3. Suco natural, integral ou de polpas congeladas
Além de saborosos, os sucos contribuem com muitas vitaminas, minerais e antioxidantes importantes para os pequenos. Vale lembrar que o suco natural deve estar sempre fresco — ou seja, que tenha sido preparado no mesmo dia ou na noite anterior.

4. Iogurte
O iogurte é um alimento fonte de proteína, vitaminas e minerais muito importantes para o crescimento. Na hora de comprar o iogurte, dê preferência para os naturais ou com pouca adição de açúcar — deixe os incrementados somente para ocasiões especiais. O iogurte natural com poucos ingredientes é sempre a melhor escolha e você pode combiná-lo com frutas, aveia ou granola ou geleia de frutas para adoçá-lo, por exemplo.

5. Palitinhos de tapioca assados
Os palitinhos de tapioca normalmente são oferecidos como entrada em um jantar. Pode ser que você nunca tenha pensado em como essa é uma boa opção para a lancheira das crianças, principalmente com geleia caseira como acompanhamento. Com uma receita fácil e poucos ingredientes, os palitinhos de tapioca podem ser feitos em casa.

6. Bolos caseiros simples ou cupcakes
Bolo de banana, cenoura, cacau, coco, etc… além de nutritivos são deliciosos!

7. Mini sanduíches
Quem resiste a um bom e velho sanduíche? Embora sejam comumente vistos como lanches pouco saudáveis, eles podem ser adaptados para serem gostosos e nutritivos. Um pão integral, por exemplo, enriquece a refeição e patês e hambúrgueres caseiros podem deixar essa refeição perfeitamente equilibrada.

8. Frutas secas e oleaginosas
Além de muito saudáveis, as frutas secas e as oleaginosas são responsáveis por trazer uma grande sensação de saciedade para o organismo, diminuindo a fome entre as refeições. Outra vantagem de seu consumo regular é a presença de gorduras boas nesses alimentos.

9. Palitinhos de vegetais
Assim como os palitinhos de tapioca, a versão de vegetais desse lanchinho é sempre muito apreciada pelas crianças que têm o hábito de se alimentar bem. Eles podem ser feitos com cenouras, pepino e muitas outras alternativas de ingredientes e, claro, podem ser acompanhados por molhos saudáveis ou patê.

Michele Rocha – CRN3: 66024/P. Bacharel em Nutrição pela Universidade Paulista e Técnica em Nutrição e Dietética pela ETEC Dona Escolástica Rosa.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.