Sala de Ideias

Como parar de pensar em comida o tempo todo…

21/12/2023
Como parar de pensar em comida o tempo todo… | Jornal da Orla

Marielle Araujo

Quando estamos com fome ou quando planejamos cozinhar alguma coisa, é completamente normal pensar em comida. Certo? Porém, quando pensamos nela constantemente, isso pode ser um sinal de que algo está fora do lugar.  Você tem pensado o tempo todo na sua próxima refeição? Ou no que acabou de comer? Ou então fica pensando em como você deveria comer o resto do dia com base no que acabou de comer (e se sentindo culpado com isso)? Pois é!! Descobrir como parar de pensar em comida significa entender por que você está pensando tanto nela…

Há dois motivos pelo qual nos alimentamos: energia ou prazer. Por exemplo, você vai ficar a tarde toda jogando futevôlei na praia, então é importante que você esteja com energia para jogar por muitas horas. Nesse caso, um almoço completo com antecedência é essencial! Ou seja, você vai comer para ter energia! Outras vezes, comemos por prazer. Imagine uma fatia de bolo de cenoura com cobertura de chocolate, o seu preferido quando criança, você comer essa fatia de bolo no sábado a tarde com a sua família, é o caso de comer por prazer!

Agora, pode haver muitos motivos pelos quais a comida está constantemente nos seus pensamentos. Os mais comuns incluem dietas muito restritas, não comer o suficiente, ter regras alimentares do tipo “comida boa” e “comida ruim”, sentir-se culpado pelas escolhas alimentares e muito mais. Hoje vamos falar um pouco de algumas práticas que você pode seguir e que podem ajudar a reduzir os pensamentos constantemente em comida.

Coma o suficiente e de maneira consistente e balanceada – um dos sinais de que o nosso corpo não está recebendo comida suficiente é o aumento de pensamentos sobre comida. Este é um mecanismo biológico natural que nos faz procurar mais alimentos para garantir que estejamos bem nutridos e com energia! Se você não está comendo o suficiente ou de forma consistente ao longo do dia, esses pensamentos podem ser o seu corpo tentando alertá-lo para o fato de que ele está precisando de comida. A verdade é que, os pensamentos obsessivos por comida, muitas vezes podem ser um sinal de fome física.

Além disso, você já teve a sensação de que mesmo comendo o suficiente, você ainda fica pensando em comida o tempo todo? Bom, esse pode ser um sinal de que suas refeições não estão bem balanceadas. Alguns alimentos saciam mais do que outros, o que significa que eles podem manter você saciado por mais tempo. Por exemplo, a proteína promove sensação de saciedade. Se você não consome proteína suficiente nas refeições, você pode ficar com fome muito mais rápido. Por outro lado, os carboidratos fornecem uma energia rápida, e se você não os combinar com proteínas ou gorduras, poderá sentir fome logo após comer. Isso pode levar a pensar em comida simplesmente devido à liberação dos hormônios da fome! Uma estratégia para reduzir esse pensamento em comida é fazer refeições regulares e balanceadas, com equilíbrio de proteínas, carboidratos (de preferência ricos em fibras) e gorduras.

Restrição de certos alimentos ou grupos alimentares – você já parou para refletir que talvez uma das razões pelas quais você esteja pensando tanto em comida, seja porque você criou regras sobre o que é “bom” ou “permitido” na sua rotina alimentar e está vivendo em constante restrição? Regras alimentares, podem levar a sentimentos de privação, o que consequentemente pode aumentar os desejos por comida. Abandonar essas regras e aprender como incorporar todos os alimentos que você gosta, pode ajudar a reduzir o pensamento constante sobre comida. Se existe um alimento em que você ama mais do que outros, não o elimine da sua vida, somente controle as porções/quantidades! Lembre-se de que alimentos possuem valores nutricionais diferentes, e não valores morais diferentes! Ou seja, o bolo de cenoura com chocolate que você vai comer com a sua família é tão maravilhoso quanto um prato de salada!

Por fim, lembre-se de que pensar em comida é uma parte normal de qualquer pessoa. Porém estar consumido por pensamentos alimentares não é legal. Se alimentar o suficiente, de maneira equilibrada e comer alimentos que você gosta e que fazem você se sentir satisfeito e feliz, faz você fornecer ao seu corpo os sinais de que está bem nutrido e consequentemente diminuir os pensamentos constantes com relação a comida.

Marielle Batista da Silveira Araujo – CRN3: 7325-3

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.