Saúde

Como evitar exageros nas refeições de confraternização

30/12/2021
Freepik

As refeições de final de ano são, literalmente, um prato cheio para o cometimento de exageros. “Não é preciso se privar e sofrer. É necessário apenas seguir estratégias”, orienta a médica Sandra Minakawa, que é especialista em alimentação saudável.  Confira algumas dicas para evitar arrependimentos.

  • Selecione o que mais gosta e defina quais os pratos vai comer: se vai abrir mão da entrada, comer apenas um dos pratos principais, ou um pouco da sobremesa.
  • Priorize as proteínas magras, como peixes, ovos e proteínas vegetais (legumes e verduras). Evite ou reduza comidas mais calóricas, a base de cremes e carboidratos.

A matemática do prato

Divida o prato ao meio: em uma metade coloque legumes e verduras. Divida a outra metade, novamente ao meio. Em uma (25% do prato), reserve para as proteínas e na outra, os carboidratos. Mas atenção: para a estratégia funcionar, não vale ficar repetindo o prato.

Cuidado com petiscos: Opte pelas comidas mais saudáveis. Evite as ultraprocessadas, como presunto e salame, que possuem muito sal.

Conheça suas fraquezas: “Ai, eu não posso ver um docinho, aquele salgado é maravilhoso…”, exemplifica. Das sobremesas, escolhe a que gosta mais, sem exagerar.

Não vá com muita fome para a confraternização: Faça uma refeição leve antes de ir. Se for o anfitrião, faça uma alimentação leve durante o dia, ou antes de os convidados chegarem, a base de proteína, principalmente com uma “gordura boa”, como castanhas. A proteína vai dar um pouco mais de saciedade.

Álcool

Sandra Minakawa faz alerta especial ao consumo de álcool. “Não existe quantidade ideal. A rigor, seria zero, pois o álcool é uma caloria não nutritiva, desidrata e é extremamente calórico”, explica.

Ela sugere intercalar o consumo de álcool com água. Para cada copo de bebida ou long neck de cerveja, beba um copo de água.

Cada grama de álcool tem 7 calorias, enquanto cada grama de açúcar tem 4. “Além disso, a pessoa não fica só na bebida, vai comer também alimentos calóricos. Existe um mecanismo de o álcool liberar o desejo por alimentos a base de gordura com carboidratos. Por exemplo, o pastelzinho, linguicinha com pão.

“Quem tem o hábito de beber fica mais tolerante e, acaba bebendo cada vez mais, para ter os efeitos do relaxamento, prazer. O álcool proporciona uma frase inicial de euforia mas depois tem um fase depressiva. Então, cuidado, pois no início a pessoa fica bem mas depois vem uma fase que não é nada boa”, alerta.

“O álcool vai ter que ser metabolizado, temos dois grandes filtros no organismo, que são o fígado e os rins. Consumir em excesso significa dar mais trabalho para eles”, finaliza.

Hidratação

Outro aspecto importante durante esta época do ano, e não apenas nas festas de confraternização, é a hidratação.

“Uma boa dica é se hidratar com chá, sem açúcar ou colocar folhas de hortelã na água, pedacinhos de laranja. Cuidado com sucos naturais, às vezes um suco de laranja é feito com seis laranjas, é muito calórico. Faça o chá com ervas e deixe esfriar, dura até 24 horas”, aconselha a médica Sandra Minakawa.

Quantidade de água: 35 ml de água por quilo corporal. Se estiver fazendo uma atividade física de intensidade e suar, é preciso repor esta água. Picolés de fruta também bem-vindos, evite os feitos a base de creme de leite.