Temas como cultura alimentar caiçara e arte drag movimentam o Museu da Imagem e do Som de Santos neste fim de semana. Na sexta-feira (7/7), às 19h, o espaço terá a exibição do curta e a exposição “Salga – uma expedição alimentar litorânea”. Já no sábado (8/7), o destaque é o “Sereias: Festival Santista de Arte Drag”, também às 19h. Os dois eventos são gratuitos.
“Salga – uma expedição alimentar litorânea” é um projeto que pesquisa e mergulha na cultura alimentar caiçara. A expedição parte em busca de histórias, personagens, ritos e preparos em volta do fogão. Neste sentido, apresenta a saga de culinárias de resistência por territórios plurais, que passam por todo litoral paulista, incluindo a Baixada Santista, Vale do Ribeira; Aldeia Tapirema, na Terra Indígena Piaçaguera; Quilombo Mandira, em Cananeia; Horta Bons Frutos, na periferia santista e pelas Bananeiras da Rio-Santos, no Caruara. Mais informações pelo Instagram.
Arte Drag
Dois filmes têm sessão no sábado (8/7), dentro da programação do ‘Sereias: Festival Santista de Arte Drag’. A noite será aberta com a produção “O quanto me desmonto ao me montar”, dirigida por Thays Villar. Na tela, um mergulho no processo criativo e pessoal de Zecarlos Gomes, com sua drag queen Shey Lona, mostrando como a arte chegou em sua vida e o que surgiu desse encontro.
Na sequência, o público confere o documentário ‘São Paulo em Hi-fi’. A película, dirigida por Lufe Steffen, resgata a era de ouro da noite gay paulistana, fazendo uma viagem pelas décadas de 1960, 70 e 80.
Com bate-papos, exibições, workshops e performances, o ‘Sereias: Festival Santista de Arte Drag’ ocorre de 6 a 9 de julho. A programação completa pode ser conferida no site www.sereiasfestival.com.
O endereço do Museu da Imagem e do Som de Santos é Avenida Senador Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias.