Música

Chorinho do Aquário ganha reconhecimento e apoio de empresas portuárias

02/03/2023
Divulgação/Prefeitura de Santos

O projeto cultural que mora no coração da Cidade, o Chorinho no Aquário, começa o mês com novidades. Durante todo este ano o projeto terá o apoio de três importantes empresas do setor portuário: Santos Brasil, Terminais AGEO e Santos Port Authority (SPA), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A apresentação que abre a programação especial traz três nomes consagrados da região no próximo sábado, dia 4, o grupo Aqui tem Choro, a cantora e compositora Monna e participação especial de dona Elenira Ribeiro.

O Chorinho no Aquário é uma realização da Organização Social Associação dos Artistas e da Prefeitura de Santos, pela Secretaria de Cultura. As parcerias com empresas patrocinadoras possibilitarão diversificar e reforçar ainda mais a programação, valorizando os melhores artistas da Cidade e trazendo também nomes de todo Estado e também de outras regiões do País, garantindo acesso cultural de qualidade ao público. A importância da boa nova é destacada pelo secretário municipal da pasta, Rafael Leal. “É fundamental o apoio da iniciativa privada. A arte não gera apenas alegria e lazer, mas também gera receita e renda, movimentando uma cadeia criativa e produtiva muito grande”.

Essa linha de trabalho é defendida pela Santos Brasil. A empresa é signatária do Pacto Global da ONU desde 2013 e tem o compromisso de contribuir ativamente para a conservação do meio ambiente e para o desenvolvimento humano. Para isso vai patrocinar neste ano 41 projetos por meio de leis de incentivo municipais e federais nas seis cidades onde mantém operações no País, entre elas Santos e Guarujá.

“É com muita alegria e satisfação que apoiamos o Chorinho do Aquário, uma das mais tradicionais atividades artísticas de Santos, reconhecida nacionalmente. O projeto, além de difundir e promover o resgate desse estilo musical tão brasileiro, é uma grande vitrine para os artistas locais e inspiração para quem quer seguir na música. Essa proposta vai ao encontro do que defendemos, pois acreditamos que a inclusão social por meio da cultura pode transformar a realidade de muitas pessoas”, diz Béatrice de Toledo Dupuy, gerente de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade.

A parceria para este ano também inclui como contrapartida social 10 (dez) palestras, oficinas musicais e ações com músicos de renomes nacionais em escolas públicas e entidades socioculturais de Santos e região.

O projeto

O Chorinho no Aquário acontece todos os sábados, às 18 horas, na Praça Luiz La Scala, na Ponta da Praia. Em mais de 15 anos de existência já ultrapassou 500 apresentações musicais totalmente gratuitas, cumprindo o objetivo de fortalecer a divulgação do choro, primeiro estilo musical genuinamente brasileiro. Por ele já passaram grandes nomes do genero, como Euclides Marques, As Choronas, Alexandre Ribeiro, Filó Machado, e muitos outros. O público é cativo e teve seu recorde em 2008, com a apresentação do grupo Demônios da Garoa. Muitas personalidades do mundo da música, política e jornalismo também já prestigiaram como o diplomata Celso Amorim, o jornalista e crítico musical Sérgio Cabral e o músico e presidente do clube do choro da Itália, o bandolinista Marco Ruviaro.

Nesse sábado (04/03)

Para marcar a estreia dessa parceria, a cantora e compositora Monna e o tradicional grupo Aqui tem Choro vão apresentar o espetáculo Noites Cariocas, inspirado no chorinho de mesmo nome, de Jacob do Bandolim. O repertório é um convite a revisitar a memória afetiva do cancioneiro popular nacional, trazendo composições de Tom Jobim, Chico Buarque, Ary Barroso, Paulinho da Viola, Lupicínio Rodrigues e outros grandes nomes.

O Aqui tem Choro tem em sua formação Paulinho Ribeiro no cavaquinho, Arizinho 7 Cordas no violão, Nino Barbosa no pandeiro e Carlos Toledo na flauta. O grupo teve seu primeiro trabalho autoral gravado em 2014 e no ano seguinte representou a Baixada Santista no Mapa Cultural Paulista. Dá voz ao espetáculo a cantora, compositora e instrumentista Monna. A artista tem em suas raízes a ambiência nordestina e o conservatório de música clássica, unindo o popular ao erudito, em perfeita combinação. Neste ano está em processo de gravação e lançamento do EP Meu Norte Latino, onde promove verdadeiro intercâmbio sonoro e cultural, passeando pela junção de diversos ritmos.

Uma convidada muito especial é também atração da data, a cantora e compositora dona Elenira Ribeiro. Referência e inspiração para toda uma geração de artistas, Elenira participou de encontros nacionais de compositores de samba figurando entre as finalistas ao lado de nomes como Noel Rosa, Candeia e João Nogueira. Em 2009 ganhou o prêmio Brás Cubas por sua contribuição à cultura, e em 2010 venceu o concurso nacional Talentos da Maturidade, do Santander. Suas canções autorais estão reunidas no CD Segredo.