Saúde e Beleza

Cabelos longos

28/11/2022
Depositphotos

Frequentemente os pacientes pedem aos dermatologistas receitas de vitaminas que estimulem o crescimento capilar. Inicialmente, quando a queixa no consultório dermatológico é “meu cabelo não cresce”, precisamos determinar se a origem do problema está na haste, bulbo capilar ou mesmo uma questão natural do indivíduo.

O comprimento dos cabelos é geneticamente determinado e depende da fase de crescimento, também chamada de fase anágena, que varia de indivíduo para indivíduo, podendo durar de 2 a 7 anos. Isto quer dizer que indivíduos que tem a fase anágena mais curta, entre 2 e 3 anos, terão o comprimento do fio menor do que aqueles com a fase anágena longa. Pois, estes últimos, terão fios que crescem por até 6 a 7 anos antes de cair naturalmente, fazendo seu comprimento final maior.

Segundo a médica convidada, Dra Marinna Sampaio “Pessoas que fazem uso frequente de químicas capilares e de fontes de calor, como secadores e chapinhas, podem apresentar um quadro de Tricorrexis nodosa, que se caracteriza por diminutos pontos brancos formados pela separação das fibras internas do cabelo que estão danificadas, culminando em quebra. Existem outras causas raras para Tricorrexis nodosa que são de origem genética ou metabólica.”

A médica ainda alerta: “Quando o problema não está na haste do fio, mas sim no crescimento do mesmo a partir da sua raíz, será realizada uma investigação para afastar a possibilidade de deficiência vitamínica, doenças tireoidianas, além de afastar condições infecciosas e inflamatórias, como sífilis e Lúpus. Devendo o paciente receber o tratamento conforme sua doença de base.”

A Dra Marinna  explica que “As vitaminas para cabelos (de A a Z), podem não serem eficientes pelo simples fato de não conterem doses suficientes para o tratamento de uma deficiência, ou seja, se apresentam como subdose. Sendo mais segura e econômica uma boa alimentação contendo frutas, legumes e demais vegetais para a obtenção diária e basal desses micronutrientes.”

Portanto, antes de você investir nos shampoos antiqueda, tônicos para crescimento capilar ou “gominhas” de vitaminas para os cabelos, procure um dermatologista, para  afastar fatores que proporcionam a quebra capilar e doenças que poderiam retardar o crescimento dos fios. O médico dermatologista é o profissional adequado para tratar não apenas doenças de pele, como também as que acometem o couro cabeludo e fios.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.