Saúde e Beleza

Cabelos brancos

09/05/2022
Cookie Studio/Freepik

Caníce é o nome dado para o embranquecimento dos cabelos e pêlos, sendo um processo natural do envelhecimento, ocorrendo geralmente após os 25 ou 30 anos, dependente da hereditariedade, podendo ter uma variação constitucional.

Infelizmente, o processo de branqueamento dos cabelos é progressivo. A Caníce relacionada aos fatores genéticos, sinaliza que se o pai ou a mãe tiveram precocemente cabelos brancos o filho também pode ter.

A variação constitucional está muito relacionada ao estresse. O estresse prolongado, libera no organismo, o hormônio cortisol e se permanecer pode levar a uma inflamação, causando o estresse oxidativo e, consequentemente, a morte dos melanócitos.

Uma publicação de 2012 pela British Journal of Dermatology relatou que 6% a 23% da população mundial terá metade dos cabelos brancos até os 50 anos. Sendo assim, podemos observar alguns jovens e até crianças com cabelos brancos e grisalhos.

Os cabelos se tornam brancos por perda da atividade dos melanócitos que estão presentes no bulbo capilar. Essas células são as responsáveis pela produção do pigmento capilar chamado de melanina, que dá a cor para os cabelos, tendo um espectro de variações de cores, onde cada tom de cor tem uma característica individual e genética, determinando por exemplo se a pessoa vai ser loira, ruiva, ou morena, variando os tons do loiro, ruivo e castanho, desde o muito claro, passando pelo médio ao escuro.

Algumas Doenças autoimunes e doenças do couro cabeludo também podem provocar a Caníce precoce, como é o caso de infecções e algumas síndromes. Outras doenças como a alopecia areata, o início da repilação, os cabelos são despigmentados.

A solução para quem não quer mostrar os cabelos brancos é a tintura, que pode até ser benéfica, já que fortalece os fios brancos, que geralmente são mais frágeis e porosos. Já o ato de descolorir os cabelos, prejudica a vitalidade dos cabelos.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.