Considerado um dos maiores fotógrafos da América Latina, Bob Wolfenson participa da 2ª edição do festival Retratos de Bertioga, que acontece de 14 a 16 de julho. Além de concurso fotográfico, o evento terá palestras e oficinas ministradas por profissionais renomados da área, como Valdemir Cunha, Adriano Gambarini, Renan Nakano e Alex Gimenes.
Programação Festival Retratos de Bertioga
14/7 – Abertura de exposição às 18h, com a palestra sobre fotografia documental como ferramenta de desenvolvimento sócio ambiental, ministrada pelo fotógrafo Valdemir Cunha, autor de 27 livros.
15/7
10h às 13h – Oficina O Retratista, sobre o processo fotográfico histórico de Cianotipia, ministrada pelos professores, autores e fotógrafos Renan Nakano e Alex Gimenes. O método de impressão fotográfica com emulsão fotossensível é baseado em sais de ferro, em que reagentes químicos revelam imagens em tons de azuis após exposição à luz solar.
14h30 às 16h – Roda de conversa – Análise de mobgraFias vencedoras do Mobile Photo Festival 2023.
16h30 às 18h30 – Palestra: A fotografia como essência. A trajetória de um fotógrafo, ministrada por Adriano Gambarini, vencedor do Prêmio Comunique-se na Categoria Profissional da Imagem, e autor fotográfico de 19 livros.
19h às 21h – Palestra ministrada por Bob Wolfenson, fotógrafo que possui obras nos acervos do Museu de Arte de São Paulo (Coleção Pirelli-Masp), no Museu de Arte Moderna de São Paulo, no Museu de Arte Brasileira da Faap, no Itaú Cultural, entre outras coleções nacionais e internacionais. O profissional falará sobre história de momentos da própria carreira.
16/7
Das 8h às 12h – Saída fotográfica monitorada
Das 9h às 12h – Oficina de Cianotipia