Uma das maiores referências culturais de Santos, a Biblioteca Alberto Sousa (Praça José Bonifácio, 58, Centro Histórico) completa 93 anos nesta quarta-feira (12/1). Para celebrar a data, o equipamento recebe exposição fotográfica que retrata a história do local e de autores santistas, além da edição do ‘Leia Santos’, com as ações ‘Adote um Livro’ e ‘Adote um Gibi’.
Fundada em 1929 para homenagear o jornalista e escritor santista Alberto Sousa (1870 – 1927), o equipamento foi formalizado 50 anos após sua criação. Ao longo dos anos, a biblioteca central, como é popularmente conhecida, passou por diversos endereços como Palácio José Bonifácio, em 1943, Centro de Cultura Patrícia Galvão, no ano de 1979, e no prédio da antiga Associação Predial de Santos, em 1996.
Desde 2008, o equipamento cultural passou a funcionar em uma parte do prédio da Sociedade Humanitária dos Empregados do Comércio de Santos. Hoje, a Biblioteca Alberto Sousa tem em seu acervo mais de 37 mil livros e costuma receber em média 5 mil visitantes por ano. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.