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Autoridade do porto de Santos fecha 2022 com lucro de R$ 547 mi e R$ 1,8 bi em caixa

09/02/2023
Divulgação/PMG

Estatal obtém lucro líquido pelo terceiro ano consecutivo e distribui dividendos recordes

A Santos Port Authority (SPA), estatal que administra o Porto de Santos, encerrou 2022 com lucro líquido de R$ 547,3 milhões e R$ 1,8 bilhão em caixa. E, pelo segundo ano consecutivo, o resultado permitirá a distribuição de dividendos e pagar aos funcionários o maior valor em Participação nos Lucros e Resultados (PLR) da história.

 

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O lucro líquido de R$ 547,3 milhões representa uma alta de 66,3% sobre o resultado de 2021, até então a melhor marca da Companhia.

A receita líquida da Companhia registrou R$ 1,4 bilhão, crescendo 24,1% em relação ao ano anterior, refletindo o crescimento recorde de 10,5% na movimentação de cargas no período.

Em 2022, o Porto de Santos movimentou 162,4 milhões de toneladas ao longo do ano, 10,5% acima da melhor marca anterior, em 2021

O diretor-presidente da SPA, Fernando Biral, atribui os resultados à otimização de gastos, revisão de processos, modernização tecnológica, à alocação otimizada das áreas portuárias para contratos de transição e novos arrendamentos.

O indicador de produtividade “custo operacional/receita líquida” apresentou melhora de 3,2 pontos percentuais no período, refletindo os ganhos de produtividade com a maior eficiência das operações. A relação “despesas recorrentes/receita líquida” evidenciou importante avanço pelo quarto ano consecutivo, com ganho de 1,3 ponto percentual.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês), ajustado por eventos extraordinários, avançou 28,3% e alcançou R$ 752,2 milhões, com margem de 55,8%, um crescimento de 3,0 pontos percentuais sobre o ano anterior.

“O resultado reflete as mudanças estruturais que implementamos na Companhia, priorizando a eficiência e a busca contínua de melhoria operacional. Foi, mais uma vez, um ano de grandes conquistas que contribuirão para assegurar a condição do Porto de Santos como ativo irreplicável da infraestrutura brasileira”, declara.