Digital Jazz

Até breve Paulo Jobim

11/11/2022
Até breve Paulo Jobim | Jornal da Orla

O querido amigo Paulo Jobim músico e arquiteto, nos deixou no último dia 04/11, aos 72 anos. Ao longo da carreira de cantor, violonista, flautista e arranjador, trabalhou com o pai, Tom Jobim e também ao lado de outros importantes artistas brasileiros.

Paulo criou e presidia o IACJ- Instituto Antônio Carlos Jobim, fundado em 2001 com o objetivo de preservar a memória de Tom e difundir a obra musical e poética de seu pai, que faleceu em 1994.

A música de Paulo Jobim estreou em 1973, no disco Matita Perê, o álbum que Tom Jobim lançou e onde encontramos as belas gravações “Águas de Março”, “Ana Luíza”, a faixa título “Matita Perê” e a lindíssima suíte “Crônica da Casa Assassinada”. Um dos temas instrumentais do álbum é de autoria de Paulo Jobim, que tinha somente 23 anos na época em que o disco foi lançado. A música se chama “Mantiqueira Range”.

A música autoral de Paulo Jobim reapareceu no disco Urubu, que Tom Jobim lançou depois de Matita Perê. O trabalho é de 1976. O tema é a linda faixa instrumental “Valse”. Em 1978, ela ganhou letra de Ronaldo Bastos e fechou um dos lados do Clube da Esquina 2, de Milton Nascimento. A “Valse” se transformou em “Olho D’Água”, com cordas exuberantes arranjadas pelo autor e a voz sempre singularíssima de Bituca.

“Samba do Soho” é de 1978 e está no disco Passarim, penúltimo álbum de estúdio de Tom Jobim. Foi gravada em português e em inglês e era número obrigatório nos shows de Tom com a Banda Nova, grupo no qual Paulo fazia o violão e cantava.

Já “Forever Green” é uma das faixas de Antônio Brasileiro, último disco de Tom Jobim, lançado em 1994, o ano em que ele morreu. É uma parceria do pai com o filho. Tom quis ser arquiteto, foi músico. Paulo, foi músico e arquiteto. A questão ambiental, preocupação de ambos, é tema da canção.

Depois da morte de Antônio Carlos Jobim, criou ao lado do seu filho e pianista Daniel Jobim, do baterista Paulo Braga e do violoncelista Jaques Morelenbaum, um quarteto em 1999 chamado Jobim Morelenbaum, em estúdios e palcos, que fez um sólido trabalho de preservação do extraordinário legado musical de Tom.

Em 2017 ao lado de Mario Adnet, lançou o disco definitivo e surpreendente Jobim Orquestra e Convidados, no formato CD e DVD, no ano das comemorações dos 90 anos de nascimento do Maestro Soberano. Paulo assinou 2 arranjos maravilhosos no disco.

Minha reverência eterna meu caro Paulo Jobim!

Sua música estará para sempre entre nós!

Que você vivencie novos vôos musicais na eternidade!

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.