Alta Rotação

As ruas estão cada vez mais elétricas

11/11/2022
As ruas estão cada vez mais elétricas | Jornal da Orla

Com preço a partir de R$259.990, o novo Peugeot e-2008 é mais um modelo elétrico que chega ao País

Semana passada eu tratei aqui nesta coluna sobre o banimento dos carros a combustão na União Europeia até 2035, algo acordado durante a COP 2026. Mas também salientei que no Brasil podemos ver um movimento semelhante, apesar de bem mais tímido. Pois bem, seguindo essa proposta de eletrificação dos automóveis no mercado nacional, a Peugeot deu mais um passo nesse caminho. A montadora apresentou essa semana o novo e-2008. O novo modelo chega com preço a partir de R$259.990.

O desempenho do Peugeot e-2008 vem de um motor de 136 cavalos de potência (100 kW), com três diferentes modos de condução à disposição do condutor: Sport (prioriza o desempenho, utilizando-se da potência e torque máximo), Normal (indicado para garantir o conforto ideal nos deslocamentos do dia a dia) e Eco (foco na otimização da autonomia), e a escolha é feita a partir do simples toque no botão.

Segundo a Peugeot O modelo traz ainda um novo seletor de condução, o e-Toggle, onde está disponível a função “B Mode”. Também conhecida como one pedal, ela atua com o freio motor e faz a desaceleração do veículo com a retirada do pé do acelerador pelo motorista para regeneração da bateria. A montadora afirma que a função também contribui com o aumento da vida útil das pastilhas de freio.

Com 50 kWh de capacidade, a bateria tem autonomia de 345 km com carga completa. O modelo pode ser carregado em tomadas convencionais do tipo residenciais ou em carregadores rápidos. O modelo pode ter 80% da bateria carregada em apenas 30 minutos, caso o usuário utilize uma estação ultrarrápida de recarga de 100 kW. A bateria tem 8 anos de garantia pela montadora, com limite de kilometragem de 160 mil km.

Como podemos perceber, a eletrificação é um caminho sem volta, mesmo no Brasil, onde as coisas são um pouco mais lentas e os valores para esses automóveis ainda são elevados.

Eu fico por aqui, até a próxima!

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.