Sala de Ideias

Aproveitar a festa junina também é saudável

10/06/2022
Depositphotos

Barbara Romano 

Finalmente chegou um dos eventos mais esperados do ano: festa junina! E sabemos que uma das coisas mais importantes dessa festa tão tradicional são as comidas típicas e bem saborosas! É claro que todo mundo pode e deve aproveitar esse mês de festividades (até porque foram 2 anos longos de espera para isso), mas temos algumas dicas para vocês!

Primeiro de tudo: você não precisa de nenhuma teoria mirabolante para curtir esse momento, como ficar em jejum, treinar antes ou depois para compensar, de nenhum chá milagroso ou suco detox… e mais importante, você não precisa passar vontade!

Assim como na época de fim de ano, por exemplo, que costuma “bater um desespero”, não são esses momentos e alimentos que devem moldar a nossa rotina alimentar. Então, se você é uma pessoa que cuida da sua saúde e qualidade de vida de forma geral (treinos, alimentação, hidratação, sono), aproveite a festa junina e no dia seguinte retorne ao que está acostumado a fazer, e ficará tudo bem. Provavelmente seu corpo nem vai dar conta de absorver tudo o que vai comer e muito menos de armazenar tudo em gordura em tão pouco tempo. Agora se esses alimentos não forem a exceção, o problema está na sua rotina e não nas escolhas alimentares que vai fazer nessas datas.

Além disso, não é porque tem inúmeras opções de doces, salgados e bebidas disponíveis que você precisa experimentar todas elas em um só dia, ainda mais se for em mais de uma festa. Entender o seu próprio corpo no sentido de saciedade é um exercício bem legal de fazer… escolha as coisas que você mais gosta, coma com calma, respeite a ingestão em uma quantidade que te faça bem; você não precisa e não deve comer até passar mal.

Lembrando que não existem alimentos permitidos e proibidos, até porque o ato de comer vai muito além disso, mas se quiser é possível fazer escolhas alimentares melhores dentro de uma festa junina. De maneira geral, procurem evitar as frituras e alimentos embutidos (como salsicha, calabresa, presunto) e aproveite as preparações como: milho cozido, cuscuz, pinhão cozido, pipoca, bolo de milho, bolo de fubá, doces caseiros. Hidrate-se muito bem (com água) durante e no dia seguinte. É super possível curtir sem se privar de comidas gostosas!

E boa festa procêis!

Barbara Romano – CRN 3: 4548-4. Nutricionista pós-graduada em Nutrição, Metabolismo e Fisiologia do Exercício pela USP

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.