Política

Ambulantes de Bertioga poderão ampliar atendimento na faixa de areia

27/03/2025 Josi Castro

Câmara de Bertioga aprova projeto de lei, que segue ao prefeito para sanção, ampliando o serviço para até 20 conjuntos de mesas, cadeiras e guarda-sóis

Trailers e  barracas de ambulantes que atuam na orla de Bertioga poderão ampliar seu atendimento a turistas e demais consumidores. Foi aprovado em segunda discussão e deve seguir para sanção do prefeito Marcelo Vilares (União) propositura que altera o artigo 8º da lei 135/1995, que disciplina o comércio ambulante na cidade, o qual autoriza ao permissionário que aumentar o número de jogos de mesa, cadeiras e guarda-sóis, conforme a demanda, de 12 para até o limite de 20 conjuntos.

Na justificativa, o autor da proposta, vereador Salmir Gomes (Republicanos), afirma que a iniciativa visa atender a crescente demanda por serviços de alimentação e lazer durante a temporada de verão. “Acreditamos que a modernização da legislação traz benefícios tanto aos trabalhadores quanto para os frequentadores e para a economia local”.

Gomes acredita que com mais equipamentos a disposição, escala também os ganhos para o movimento da cidade. “Isso se traduz em aumento de oportunidade de renda para os ambulantes e trabalhadores e em maior oferta de serviços para os turistas e moradores locais, com experiência mais diversificada incentivando o setor e a convivência social, desde que respeitadas as normas de segurança e higiene.”

O vereador acredita que a medida possa impactar também num possível crescimento na movimentação de visitantes na cidade. “Com a melhora da infraestrutura, espera-se um maior aumento no fluxo turístico, o que contribui no desenvolvimento econômico e social. Será um passo importante para tornar as praias do nosso município mais dinâmicas, seguras e atrativas para todos”.

O presidente da Associação dos Ambulantes, Denis Valdemar Patrício, comemora a aprovação do projeto de lei na Câmara e que agora segue ao prefeito. “A novidade teve uma ótima aceitação pelos por todos. Tem gente que depende deste tipo de comércio e poder aumentar a capacidade de atendimento deixa o ambulante mais tranquilo para trabalhar. Esta é uma medida que atende à nossa necessidade. E com isso, não haverá mais aquela superlotação de mesas na faixa de areia”.

Para Gomes, a aprovação no plenário tem um grande significado. “Meus pares focaram o coletivo. E tenho certeza que o prefeito também tem um olhar diferenciado para a categoria. Nossos ambulantes aquecem muito o turismo da cidade e a medida vai ajudar a melhorar a saúde financeira desses trabalhadores que lutam o ano todo para ganhar seu sustento”.