Saúde

Afasia compromete a capacidade de trabalhar

22/04/2022
Reprodução

Doença que prejudica comunicação foi diagnosticada no ator Bruce Willys e no cartunista Angeli

Palavra derivada do grego (A = ausência,) (FASIA = falar), a afasia é a doença caracterizada pelo comprometimento da capacidade de falar, ler, escrever ou até desenhar, entre outras habilidades de comunicação. É o problema diagnosticado no ator Bruce Willis e no cartunista Angeli — tão sério que incapacita para o trabalho.

Segundo a neurologista Jane Machado de Castro, há dois tipos de afasia. A primária, mais grave, está associada a doenças degenerativas e provoca a morte de neurônios. É progressiva e irreversível, mas o tratamento pode retardar a progressão da doença. Já a secundária é provocada por lesões no cérebro, como traumatismo craniano, acidente vascular cerebral (AVC) e doenças infecciosas.

As afasias estão divididas em dois grandes grupos baseado na fluência do discurso:

Afasias não fluentes
Pessoas com esse distúrbio lutam para se expressar e apresentam. Podem apresentar fraqueza ou paralisia do lado direito do corpo.

Afasias fluentes
A pessoa fala com fluência, geralmente com frases longas, complexas e muitos vezes sem sentido ou fora do contexto, e não percebem que o ouvinte não está entendendo.

As afasias não devem ser confundidas com outras alterações da fala como a disartria (dificuldade em articular as palavras de maneira correta) ou a disfonia (rouquidão), que normalmente está relacionada a disfunções das cordas vocais.

Diagnóstico
A doença é detectada em exame clínico, por um neurologista. O profissional vai determinar a necessidade de um diagnóstico topográfico, que define onde está a lesão no cérebro e o diagnóstico etiológico, que é a causa ou doença que levou a afasia. Para o diagnóstico do local da lesão cerebral e da causa, os principais exames complementares são: a tomografia computadorizada e a ressonância magnética.

Tratamento
A fonoterapia é uma terapia que estimula as habilidades linguísticas do paciente e ajuda a suprir suas deficiências com outras formas de s​e comunicar.

Prevenção
A redução da possibilidade de ter afasia é dá no controle dos fatores de risco para doenças vasculares (pressão arterial, diabetes mellitus, colesterol, obesidade, sedentarismo e tabagismo).