Saúde

Abril verde: Um alerta para a saúde no trabalho

26/04/2024
freepik

O Movimento Abril Verde tem como objetivo disseminar e conscientizar os empregadores, trabalhadores e toda a população sobre a implantação de ações de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

No Brasil, a cada 49 segundos, são registrados acidentes laborais, de acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho do Ministério do Trabalho.

Diversos estudos indicam que houve um aumento na compreensão dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras, com a adoção de técnicas de segurança no ambiente de trabalho e a supervisão e regulamentação por parte das autoridades competentes graças à campanha.

De acordo com a Previdência Social, foram notificados 7.506.055 acidentes de trabalho entre 2011 e 2022. Desses acidentes, os homens são 5.050.836, enquanto as mulheres são 2.447.812. Considerando isso, em 2011, os homens tiveram uma taxa de acidentalidade de 70,86% e, em 2022, houve uma taxa de 64,16%.

A porcentagem de mulheres foi de 29,14% e, em 2022, 35,84%. Apesar do aumento no número de acidentes de trabalho entre os homens em 2022, as mulheres tiveram um aumento de 22%, ao passo que os homens tiveram uma redução de quase 10%.

Segundo um estudo realizado em 2022 pelo Ministério Público do Trabalho, o Estado de São Paulo registra o maior número de acidentes de trabalho em todo o Brasil, acumulando mais de 204 mil notificações, o que representa cerca de 35% do total nacional.

Saúde mental

Em um mundo cada vez mais exigente e competitivo, o estresse se tornou um problema frequente nas organizações. A pressão por resultados, longas jornadas, falta de reconhecimento e locais considerados “tóxicos emocionalmente”, podem contribuir para o desenvolvimento de Transtornos de Ansiedade, Depressão, Burnout e outras condições que afetam a saúde mental.

O Abril Verde é um momento para refletir sobre os impactos do trabalho na saúde mental e buscar soluções para promover um clima organizacional mais saudável e positivo.

Priorizar o bem-estar é essencial para reduzir as chances de acidentes ou problemas físicos e emocionais, portanto, tenha atenção aos sinais emitidos pelo seu corpo e sua mente.