Sala de Ideias

A revolução tecnológica está sendo liderada por mulheres?

08/03/2022
A revolução tecnológica está sendo liderada por mulheres? | Jornal da Orla

Anthony Etien

Também vemos que a quantidade de mulheres nas oito principais empresas de tecnologia (Apple, Microsoft, Alphabet Inc, Amazon, Meta) aumentou 238% mais rápido que os homens! Três mulheres dessas empresas estão entre as 15 mulheres mais poderosas do setor de tecnologia (ranking da Forbes): Sheryl Sandberg, diretora de operações do Facebook, Meg Whitman, CEO da HP (14º) e Susan Wojciki, CEO do YouTube (15º).

Mas o que é bastante satisfatório é que o ranking destaca empresas como a Girls Who Code, fundada por Reshma Saujani, que visa empoderar as mulheres por meio da tecnologia, e a GoldieBox, fundada por Debbie Sterling, que promove brinquedos de engenharia e construção para meninas. Inovações como essas são mais que bem-vindas em um momento em que a luta contra a desigualdade entre os sexos é ainda mais predominante.

Fechar o hiato entre os sexos é importante no mundo da tecnologia. Mas ainda há muitos obstáculos. A melhor maneira de incentivar as mulheres a ingressarem no setor de tecnologia será, sem dúvida, por meio de informações e orientação de carreira.

Como incentivar mais mulheres a ingressar no setor de tecnologia

Embora, em geral, a proporção de mulheres no setor esteja aumentando, o que pode ser feito para incentivar mais mulheres a ingressar no setor e, acima de tudo, o que pode ser feito para mantê-las?

Nos últimos anos, muitos projetos e associações foram criados para aconselhar e apoiar as mulheres em suas carreiras.

Isso começa na universidade, com programas que incentivam jovens alunas a ingressarem em Profissões STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Quatro grandes universidades europeias (Canterbury Christ Church University na Inglaterra, BRNO University of Technology na República Tcheca, ETH University em Zurique e Tampere University na Finlândia) investiram em programas relacionados à ciência e tecnologia e agora 35% dos formandos são mulheres.

Para apoiar as mulheres que procuram carreiras no setor de segurança cibernética, a associação “WiCys – Women in cybersecurity” é considerada uma excelente fonte de orientação. Fundada em 2012, a WICys descreve-se como “uma comunidade global de mulheres, aliadas e defensoras, que se esforçam para reunir mulheres talentosas para celebrar e incentivar sua paixão e motivação por segurança cibernética. Reunimos comunidades locais de mulheres aspirantes e profissionais bem-sucedidas de segurança cibernética de todo o mundo para colaborar, compartilhar conhecimento, fazer networking e orientar. Criamos oportunidades através de programas de desenvolvimento profissional, conferências, feiras de emprego”.

O programa oferece diversas iniciativas para que as mulheres recebam treinamento profissional, conectem-se com outras mulheres ao redor do mundo, além de conhecer e aprender com mentoras. A União Europeia também lançou seu próprio programa de recrutamento “Women TechEU”, descrito como “um novo programa da UE para apoiar startups de alta tecnologia lideradas por mulheres e ajudá-las a se tornarem as campeãs de alta tecnologia de amanhã”.

Outras iniciativas também são organizadas através do poder das mídias sociais. Para comemorar o Dia Internacional da Mulher 2022, foi criada a campanha #breakthebias (quebrando o preconceito). Usando a hashtag breakthebias, o IWD imagina um mundo de igualdade, livre de preconceitos, estereótipos e discriminação e convida as pessoas a se mobilizarem nas redes sociais no dia 8 de março de 2022, celebrando os sucessos das mulheres e aumentando sua visibilidade, denunciando as desigualdades. O IWD é outra organização formidável que visa celebrar as conquistas das mulheres e acelerar a igualdade entre os sexos. Atualmente, eles estão ajudando mulheres em diferentes setores, como tecnologia, ecologia, artes criativas ou esportes, a criar um ambiente de trabalho melhor e um melhor ambiente na sociedade.

No entanto, o caminho mais propício para maior inclusão das mulheres no setor de tecnologia não seria através de uma melhor integração? Conhecer aquelas pessoas significativas que irão incentivá-la e motivá-la a progredir em sua carreira? Lila Kee, da GlobalSign, que lidera a gestão de produtos e também é gerente geral para as Américas, vivenciou isso em primeira mão:

“É um campo empolgante que muda constantemente, onde você será sempre desafiado a desenvolver e contribuir. (Tive a sorte de trabalhar com diversas mulheres inteligentes e trabalhadoras que se apoiavam, em uma época em que oportunidades iguais e ambientes de trabalho progressistas ainda estavam surgindo em muitas áreas, especialmente se você fosse mãe que trabalhasse fora). Fui, e ainda sou, influenciada por mulheres que além de prosperar no estimulante setor de segurança cibernética, também encontram tempo para apoiar outras mulheres. Meu conselho é: se você quer uma carreira em segurança cibernética, vá em frente!”

O setor de tecnologia está crescendo e as mulheres estão progredindo. Elas são líderes, mentoras e apoiadoras, quebrando estereótipos ao longo do caminho. Qualquer iniciativa é fundamental hoje para conscientizar sobre o fato de que as mulheres ainda são discriminadas atualmente, tanto em termos salariais quanto em termos de promoções. Mesmo que seja animador ver todo o progresso que elas fizeram, ainda estamos muito longe de o mundo imaginado pelo IWD. Mas toda iniciativa ou projeto faz com que as coisas avancem e todos juntos ainda podemos quebrar o preconceito (#breakthebias). A GlobalSign está muito animada com este progresso e abraçamos todas as mulheres que contribuíram para o sucesso da nossa empresa!

Anthony Etien

Anthony Etien é especialista em Marketing

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.