Harion Camargo*
Definição de objetivo, planejamento e disciplina e são pontos fundamentais para quem deseja investir com bons resultados. E, dentre as etapas para escolha de produtos de investimentos, torna-se essencial conhecer seu perfil de investidor.
Todos os indivíduos possuem características únicas que moldam cada preferência diante os objetivos de vida e os investimentos, portanto, também devem seguir o perfil de cada um. Aqueles que são mais conservadores preferem investimentos mais previsíveis e menos voláteis, ao passo que os mais arrojados têm maior disposição em assumir riscos objetivando maiores ganhos.
Também chamado de ‘Suitability’, o Perfil de Investidor é um questionário aplicado que identifica essas diferenças. Através de algumas perguntas é possível, então, conhecer características importantes como o grau de tolerância ao risco, o prazo pretendido para as aplicações e a finalidade dos investimentos. Portanto, o questionário de suitability é fundamental na execução do plano de diversificação de recursos em aplicações de maior risco, como por exemplo ações, criptomoedas ou até mesmo fundos mais arrojados.
Algumas perguntas comuns em um questionário para sondagem de perfil são: Qual sua formação acadêmica? Qual sua experiência com Investimentos? Que percentual da sua renda você investe regularmente? Qual parcela dos seus investimentos você precisaria de liquidez imediata? Com quais produtos tem familiaridade?
Os três perfis mais comuns, como resultado de qualificação de investidores, são:
Conservador: diz respeito aqueles que preferem não arriscar o patrimônio e buscam alternativas mais estáveis de investimentos, mesmo que sejam menos rentáveis, como por exemplo, renda fixa e fundos líquidos.
Moderado: é o investidor que também procura segurança, porém já possui uma maior inclinação do risco, colocando parte de seus recursos em investimentos mais seguros e a outra parte é alocada em ativos que podem proporcionar maiores retornos no prazo desejado.
Arrojado: normalmente esse tipo de investidor já possui uma certa experiência no mercado e seu foco está no ganho de longo prazo, por esse motivo, tende a aceitar oscilações eventuais com maior tranquilidade e, eventualmente, enfrentar alguma perda do capital investido. Entendem bem a dinâmica da não utilização imediata dos recursos e, tão logo, investem predominantemente em renda variável.
Apesar de definido o perfil de investidor do cliente, vale lembrar que ele pode mudar. Ao passar do tempo, mudanças acontecem e novas prioridades podem surgir. Logo, é recomendado que o investidor, periodicamente – como a cada dois anos – o investidor faça uma reavaliação de perfil, garantindo que as aplicações estejam constantemente adequadas às novas necessidades.
Dito isso, converse com frequência com seu assessor de investimentos ou gerente de banco para recebimento das melhores opções de investimento atreladas ao seu perfil e revise seu perfil regularmente.
* Harion Camargo é bacharel em Comércio Internacional e pós-graduado em Engenharia Financeira