Destinos no Exterior

Primeira Viagem Para o Exterior: 6 Dicas Essenciais

10/08/2021
Primeira Viagem Para o Exterior: 6 Dicas Essenciais | Jornal da Orla

Se tem uma coisa que ficará marcada para sempre em sua memória é a primeira viagem para o exterior.

 

Afinal, esta é uma experiência incrível e que proporcionará a você momentos de felicidade, alegria, diversão, descanso, conhecimento e muito mais!

 

Agora, para que tudo isso realmente ocorra, você precisa fazer um bom planejamento – ele é a base para qualquer viagem, seja para o exterior ou para um destino nacional.

 

Portanto, se você quer que a sua primeira viagem para o exterior seja a melhor possível, confira, com atenção, as dicas que separamos a seguir!

 

6 Dicas essenciais para a primeira viagem para o exterior

 

Dica 1: dê entrada na documentação necessária com antecedência

 

Para viajar a países como Argentina, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai, você pode apenas apresentar o seu RG (desde que tenha menos de dez anos de emissão).

 

No entanto, para o restante dos países, isto é, para destinos que não ficam na América do Sul, você precisará de um passaporte válido.

 

E não só isso. Dependendo do destino, talvez seja necessário apresentar também um visto e/ou um Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia.

 

Portanto, a primeira coisa que você precisa fazer para a sua primeira viagem para o exterior, é dar entrada em todos os documentos necessários com antecedência.

 

Dica 2: faça um seguro viagem

 

Com um bom planejamento, a sua primeira viagem para o exterior tende a ser divertida, organizada e, principalmente, proveitosa. No entanto, isso não impede que problemas e imprevistos aconteçam.

 

Afinal, você pode comer algo no destino que não lhe faz bem, você pode ficar doente, pode se machucar… é claro que ninguém espera que tais situações aconteçam, mas nunca se sabe, não é verdade?

 

Por isso, você precisa estar preparado e, para tal, é de suma importância que faça um seguro viagem antes de embarcar.

 

Assim, em caso de uma adversidade no exterior, você terá o suporte e as coberturas oferecidas pelo seguro.

 

Dica 3: reserve tudo o que for possível

 

Dependendo do destino que você for, pode ser que ele seja bastante concorrido, ou seja, que haja inúmeros outros turistas além de você.

 

E isso por um lado pode ser bom, pois você pode conhecer pessoas de diferentes países, fazer amizades, etc., mas pode ser ruim, pois atrações e passeios, por exemplo, podem estar sempre cheios e o pior, às vezes com ingressos/bilhetes esgotados.

 

Por isso, para não ter uma surpresa desagradável quando estiver no exterior, procure reservar tudo o que for possível com antecedência.

 

Dessa forma, você não corre o risco de perder alguma atração ou algum passeio porque está lotado ou sem ingressos disponíveis.

 

Além disso, há uma outra reserva que talvez você tenha que fazer para o dia da sua viagem.

 

Se em vez de você ir até o aeroporto de táxi, Uber, etc., você preferir ir com seu carro, você terá que reservar uma vaga em algum estacionamento para deixá-lo.

 

Então, se você vai embarcar em São Paulo, por exemplo, é importante que com uma certa antecedência você encontre um bom estacionamento aeroporto Guarulhos e reserve uma vaga para o seu veículo.

 

Dica 4: monte um roteiro (adequado)

 

Para que a sua primeira viagem para o exterior seja organizada e bastante proveitosa, é de suma importância que antes de viajar você monte um roteiro.

 

Então, faça pesquisas na internet e liste tudo aquilo que você quer conhecer (pontos turísticos, atrações, restaurantes, etc.) e fazer (passeios, visitas, etc.)

 

E ao fazer isso, não esqueça de colocar onde fica cada lugar, cada passeio, isto é, o endereço deles, e também não esqueça de colocar os horários de funcionamento. Já pensou chegar em um determinado lugar e descobrir que ele está fechado?

 

O único ponto em relação a este item (e que inclusive colocamos no título da dica), é para você, na hora de montar o roteiro, fazer algo adequado, realista.

 

Infelizmente, dependendo da quantidade de dias que você ficará no exterior, pode não ser possível você conhecer tudo e nem fazer todos os passeios disponíveis no destino.

 

Então, você precisa ser estratégico na hora de montar o seu roteiro. E para isso, você deve colocar nele aquilo que é realmente importante e prioridade para você. 

 

Dica 5: faça as malas de maneira estratégica e objetiva

 

Você sabia que grande parte das pessoas que faz a primeira viagem para o exterior, erra na hora de fazer as malas?

 

E sabe por quê? Porque como é uma experiência nova, inédita, as pessoas tendem a exagerar, a levar muito mais que o necessário na bagagem.

 

Então, para você não errar neste aspecto, siga a seguinte dica: alguns dias antes de viajar, pesquise no Google como vai estar o clima no destino durante o período que você estiver lá. E, a partir disso, escolha suas roupas e seus acessórios.

 

Se vai estar calor, por exemplo, tem sentido levar casacos, gorros e jaquetas? Não, não é verdade?

 

Portanto, como dissemos no título da dica: faça as malas de maneira estratégica e objetiva.

 

E para isso, além de seguir a dica de pesquisar o clima do destino, vale a pena na hora de escolher suas peças, optar por aquelas que são mais fáceis de combinar, que você pode usar em diferentes visuais.

 

Dessa forma, você poderá levar uma bagagem mais enxuta, menos pesada e com espaço (bom para as compras que vem na volta).

Dica 6: pesquise o máximo que puder sobre o destino

 

Por fim, a sexta e última dica que temos para você é: pesquise o máximo que puder sobre o destino.

 

E por quê? Porque você estará indo para um país que nunca foi antes, que tem um idioma diferente, com leis, hábitos e costumes que podem ser distintos dos nossos, etc.

 

Então, para chegar preparado ao destino, não cometer gafes e erros, se informe ao máximo sobre ele.

 

Dica bônus: checklist

 

As seis dicas que apresentamos para você ao longo deste artigo, são essenciais e você precisa se atentar a elas quando estiver organizando a sua primeira viagem para o exterior.

 

No entanto, vale ressaltar que elas não são as únicas. Há muita coisa importante que você deve fazer/resolver para a sua primeira aventura fora do país.

 

Por isso, após terminar de ler este artigo, pesquise na internet por um checklist de viagem e, ao encontrar um que considere útil e completo, baixe-o em seu computador ou celular.

 

Dessa forma, você poderá ir atualizando o checklist com o que você já fez/resolveu e poderá visualizar o que ainda está pendente!

 

E então, preparado para planejar a sua primeira viagem para o exterior? Esperamos que as dicas e informações apresentadas tenham sido úteis de alguma forma. Até a próxima!