Cinema

Documentário e bate-papo ao vivo discutem a obra de Hector Babenco

27/05/2021
Documentário e bate-papo ao vivo discutem a obra de Hector Babenco | Jornal da Orla

A Mostra Babenco chega ao fim neste fim de semana. Para encerrar a programação, o ‘Bate-Papo de Cinema Pontos MIS’ exibe e discute 'Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: parou', disponível no canal do Museu da Imagem e do Som (MIS) a partir desta sexta-feira (28). 

 

No sábado (29), às 18h, ocorre o bate-papo ao vivo, aberto ao público e com tradução simultânea em Libras, com a presença de Bárbara Paz (atriz, diretora e produtora) e mediação de Giuliana Monteiro (roteirista, diretora e mestre pela NYU, Tisch School of the Arts) e Vanise Carneiro (atriz, diretora, educadora e preparadora de elenco).

 

FILME
O documentário 'Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: parou' surgiu quando o cineasta Hector Babenco, ao perceber que na~o lhe restava muito tempo de vida, disse a Bárbara Paz: “Eu já vivi minha morte, agora so´ falta fazer um filme sobre ela”.

 

E é sob a imersão amorosa da então companheira que Babenco se desnuda, consciente, em situações i´ntimas e dolorosas. Não só revela medos e ansiedades, mas também memórias, reflexões e fabulações, num confronto entre vigor intelectual e fragilidade fi´sica. Babenco é tido como um cineasta que viveu e morreu realizando o que fazia sua vida ter algum sentido: a sétima arte. O documentário revela como o seu amor pelo cinema o manteve vivo por tantos anos.