Geral

Como acessar o gênio dentro de você para melhorar sua performance no trabalho e ser mais feliz?

01/04/2021
Como acessar o gênio dentro de você para melhorar sua performance no trabalho e ser mais feliz? | Jornal da Orla

Não precisamos de magia para mudar o mundo. Nós já carregamos todo o poder que precisamos dentro de nós mesmos.

Harry Potter – JK Rowling

Quando pensamos em um gênio, geralmente pensamos num super-homem, um Einstein da Física, um Warren Buffet das finanças, um Bill Gates da Administração, um super atleta olímpico como Usain Bolt, ou seja, pessoas que consideramos bem acima da média, capazes de revolucionar e fazer um trabalho melhor do que os outros em determinado campo de atuação.  

Se você consegue acessar facilmente seu estado de gênio pessoal, você pode ter um desempenho bem acima da média, de forma consistente, no seu campo de atividade profissional.

 Que tal se tornar um super vendedor, um super empresário ou profissional no seu nicho, ou simplesmente o melhor pai e mãe, marido e mulher, amigo e amiga? 

A frase "Gênio Pessoal" é simples: você atuando na sua melhor versão, acessando facilmente todos os seus recursos mentais e emocionais disponíveis. 

Acessar seu estado de gênio pessoal significa  você ser capaz de estar totalmente presente e completamente comprometido e engajado em tudo o que está fazendo, como segredo para seu sucesso pessoal.

Até mesmo os grandes gênios como Einstein, Bolt, Buffet ou Bill Gates são, em sua maioria, pessoas comuns extremamente focadas, com um enorme senso de propósito, que conseguem utilizar ao máximo suas capacidades e experiências.

Você também pode ter um desempenho similar, se aprender a entrar nesta "zona" de gênio, e ficar lá pelo tempo necessário para produzir um resultado excepcional. Chamamos a este estado de gênio de "Flow" ou estado de fluxo.

Segundo o Wikipedia, o estado de fluxo (do inglês: "flow") é um estado psicógico de ação em que a pessoa está totalmente imersa no que está fazendo, caraterizado por um sentimento de total envolvimento e sucesso ao fazer uma atividade desafiante, que mobiliza as forças e habilidades da pessoa. 

Neste estado de fluxo, a sensação é de que o tempo passa mais rápido e a pessoa se funde com a atividade que está realizando, daí o nome "estado de fluxo" proposto pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi.

O conceito de Flow, estado de fluxo ou estado de gênio pessoal tem sido utilizado numa grande variedade de campos, nos esportes, nas organizações, nos estudos e outros com grande sucesso como a chave mestra do sucesso, do alto desempenho e da felicidade no trabalho.

Mas o que o estado de fluxo ou de gênio tem a ver com você?

 

Primeiro, porque todos nós já nos sentimos brilhantes e geniais ao resolver um problema ou desafio complexo, uma missão quase impossível que formos capazes de superar ou lidar.

Sobretudo, ao realizar uma atividade em que não vimos a hora passar, e nos sentimos extremamente motivados e apaixonados pelo desafio. 

Segundo, porque todos nós podemos nos beneficiar deste estado. Segundo as pesquisas, pessoas em "flow" são 5 vezes mais produtivas e criativas, aprendem na metade do tempo e resolvem de forma mais criativa problemas complexos, e são mais felizes no trabalho e na vida.

E se considerarmos o estudo da McKinsey, de que 80% dos empregados de empresas se sentem desengajados, desconectados do seu trabalho, acessar seu estado de gênio de forma rotineira no dia a dia é cada vez mais necessário para seu sucesso pessoal e profissional.

Você já imaginou como seria a sua performance no trabalho se você pudesse acessar facilmente 100% de sua capacidade cerebral, seu "estado de gênio pessoal", na hora em que bem quisesse e que mais precisasse? Como isso poderia mudar sua vida para melhor?

Você já fez a conta de quanto dinheiro está perdendo porque seus empregados ou você mesmo está performando abaixo do esperado?

Quanto custa o valor de pessoas desengajadas e desmotivadas, só motivadas pelo salário no fim do mês, e só esperando dar a hora de ir embora, do fim de semana ou das férias?

Como fazer para que você e sua equipe aumentem sua produtividade em até 5 vezes mais, consistentemente, e por longos períodos, sejam mais criativas e resolver problemas complexos com mais facilidade, e aprenderem na metade do tempo normal?

E como pai e mãe, parceiro e parceira amoroso,  você já pensou em como seria se pudesse aprender mais rápido e melhor novas habilidades de comunicação, de empatia, de assertividade, liderança e mesmo de amor e compaixão, e como isso beneficiaria seu relacionamento?

É justamente este o principal benefício do estado de fluxo ou estado de gênio, o FLOW: você poder criar a capacidade de acessar facilmente este estado de genialidade e inspiração e usá-lo quando precisar.

Posso apostar com certeza que você já experimentou esse estado de gênio no passado, quando conseguiu resolver de forma brilhante um problema ou desafio que parecia impossível, e aplicar esse estado de gênio de forma intencional a um novo desafio ou problema profissional ou pessoal que esteja enfrentando hoje.

Acessar este estado de gênio é cada vez mais urgente em mundo VUCA (Volátel, Incerto – "Uncertain", em inglês, Complexo e Ambíguo) que oferece uma infinidade de estímulos e informações que não conseguimos processar adequadamente. E essa 'muvuca" está piorando ainda mais a cada dia.

Por outro lado, as organizações onde trabalhamos exigem cada vez mais de nós. Precisamos ser focados, maximizar nossa produtividade, sermos mais criativos e colaborativos.

 No entanto, estas mesmas organizações nos inundam com maiores cobranças, mais tarefas, mais reuniões e emails para responder. 

Como estar 100% presente e focado em uma tarefa que exija toda nossa atenção e inteligência, quando somos bombardeados por tantas pressões e estímulos e nos sentimos cada vez mais distraídos? 

Diversas pesquisas em neurociências demonstram que é um mito dizer que pessoas geniais são multi-tarefa. Quando trocamos de atividades sem concluir a anterior, gastamos mais energia tendo que concluir estas tarefas depois e somos menos eficientes.

É muito mais eficiente nos entregarmos totalmente a uma atividade, com total engajamento no que estamos fazendo, para sermos mais eficazes e produtivos. Estar totalmente engajado numa atividade é sinônimo de estar em "Flow."

O foco e o engajamento total na atividade que está à nossa frente é chave para o alto desempenho. Como manter o foco e o engajamento na tarefa a frente e não nos distrairmos com outros pensamentos e preocupações ? 

Um dos caminhos ou gatilhos para o flow que nos permite manter o foco é ter um propósito e intenção clara, que energize todas as nossas atividades cotidianas, mesmo as que sentimos serem as mais monótonas e repetitivas. 

Outra forma para acessar o estado de gênio é estarmos mais presentes no aqui e agora, aprendendo com os feedbacks imediatos que recebemos momento a momento dos outros.

Outro gatilho que nos ajuda a entrar em fluxo é ter uma meta clara, um plano e um método estruturado para atingir esta meta.

Além de aprender quais são os gatilhos que nos ajudam a entrar no estado de gênio, é importante identificar as barreiras que nos impedem de entrar ou de permanecer neste estado de poder pessoal.

Um dos maiores obstáculos ao estado de gênio é justamente duvidar de nossa capacidade – darmos ouvidos à nossa voz crítica, perfeccionista, que mina nossa autoconfiança e a crença em nossa capacidade e poder pessoal.

No estado de fluxo, conseguimos desligar a parte do cérebro -no córtex pré-frontal – onde reside essa voz crítica e nos focar totalmente na tarefa à frente.

Outra forma ainda mais eficaz para lidar com nosso crítico interno é identificar essas crenças autossabotadoras que nos limitam e enfraquecem nosso poder pessoal e poder encontrar novos significados que nos empoderem. 

Por incrível que pareça, é possível identificar e modificar nosso "mindset", modificando as lentes que usamos para filtrar nossa realidade e passando a enxergar novas possibilidades ao nosso redor, de forma mais otimista e positiva.

E onde podemos aplicar este "estado de gênio" para alavancar nossa performance? Em qualquer situação em que você precise acessar o máximo de suas capacidades, inteligência, sabedoria, experiência e competência.  

Se você é um gestor e precisa transformar um grupo mediano em uma equipe de alta performance, você precisa ser líder de si mesmo – gerenciar seus estados, aprender a liderar em vários contextos, lidar com pessoas difíceis e situações desafiantes.  

Se você é um empregado, provavelmente precisa melhorar a cada dia sua performance, criatividade, produtividade e habilidades técnicas e comportamentais para se manter competitivo no mercado. 

Se você é um pai ou mãe, certamente já teve situações em que se sentiu sem habilidades para lidar com as birras e problemas de sua criança ou adolescente, e precisa aprender novas habilidades de comunicação, de empatia, de liderança e autocontrole, para citar algumas habilidades. 

Enfim, em qualquer situação que é necessário ter alto desempenho, aprender mais rápido, ser mais criativo, resolver problemas complexos, você se beneficiará de acessar seu estado de gênio pessoal.

Todos nós temos um gênio dentro de nós. É nossa responsabilidade acordá-lo e utilizá-lo com frequência no dia a dia  para nos tornarmos a melhor versão de nós mesmos em nossas vidas, com nossos filhos, esposos e esposas, colegas de trabalho, equipes, superiores imediatos.

Dizem que o lugar mais rico do mundo é o cemitério, onde jazem sepultados os talentos e forças inexplorados de milhões, talvez bilhões de pessoas. 

Como seria seu dia de hoje se você fosse genial, se você usasse 100% de sua capacidade, talento e criatividade?  Seu gênio está esperando por você, seu papel é esfregar a lâmpada mágica – aprender como acordá-lo.

Se quiser saber mais sobre como acessar seu estado de gênio ou de flow,  você pode assistir aos meus vídeos no canal EmersonPacheco no Instagram, ou entrar em contato comigo pelo whatsapp no (21) 983291666 ou no email [email protected]

Emerson Andrade Pacheco é psicólogo, trainer de PNL e neurossemântica, metacoach de alto desempenho e sócio proprietário da Satori Desenvolvimento Humano
 

 

 

 

 


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.