Geral

Após morte do cão Joca, deputado convoca audiência pública

24/04/2024
Reprodução/ Redes Sociais

O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), vice-presidente da Comissão de Viação e Transportes (CVT), anunciou hoje a convocação de uma audiência pública para abordar o transporte de animais em companhias aéreas. O debate, que reunirá representantes de todas as companhias aéreas, busca discutir recentes incidentes, incluindo o caso do cachorro Joca, cuja morte ocorreu devido a um erro operacional no transporte aéreo.

O caso de Joca, um golden retriever de apenas 5 anos que deveria ser transportado de Guarulhos (SP) para Sinop (MT) em uma viagem de até duas horas mas foi enviado para Fortaleza (CE) demorando cerca de oito horas, gerou profunda preocupação e levou o deputado a agir. O deputado ressaltou a importância de uma prática efetiva na proteção animal em todo o país e enfatizou a responsabilização das companhias aéreas envolvidas em incidentes dessa natureza. “Esse é um tema relevante, acho que causa preocupação em todos nós. O requerimento pode ser acrescentado, sugestões são muito bem-vindas para que possamos realizar um debate profundo em relação a esse tema”, completou.

A audiência, que ocorrerá na Comissão de Viação e Transportes, contará com a presença dos presidentes das companhias aéreas, incluindo o da Gol, responsável pelo caso de Joca, além da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e outras autoridades públicas. O objetivo é discutir normas, regras e sanções para evitar tragédias semelhantes no futuro.

O caso causou grande comoção, fazendo com diversas figuras publicas se pronunciassem, entre elas estão a Luisa Mel, Bárbara Paz e  Inácio Lula da Silva. O presidente ainda cobrou medidas da empresa aérea Gol e da ANAC em relação ao caso de Joca, destacando a necessidade de prestar contas e fiscalizar rigorosamente o transporte de animais no Brasil. Lula também utilizou uma gravata com o desenho de um cachorro em homenagem ao Joca como forma de protesto contra a ocorrência.

Atualmente a companhia aérea informou que irá suspender por um mês transporte de cães no porão das aeronaves para “se dedicar totalmente ao processo de investigação deste evento”. Além disso,  a Policia Civil de São Paulo já instaurou um inquérito para investigar as circunstâncias da morte de Joca.