O chef santista Dário Costa, ex-aluno de Gastronomia da São Judas – Unimonte, foi o campeão do reality culinário Mestre do Sabor 2020, da Rede Globo, exibido ao vivo na noite de quinta-feira (23).
O último desafio dos chefs foi preparar um menu completo (entrada, prato principal e sobremesa) com ingredientes divididos por cor determinados por meio de sorteio.
Assim como ao longo de todo o programa, Dário se destacou e surpreendeu os mestres, ganhando já a primeira prova da noite, a entrada, um Crudo de peixe vermelho com leite de castanha – o que lhe garantiu 5 minutos a mais na preparação da segunda prova, o prato principal, uma Anchova ao molho de camarão, com manjericão e tomates, além de nata.
Para completar o menu que Dário batizou de Sinais, ele serviu de sobremesa Biscoito de massa sablée com castanha de caju. Coube ao mestre Leo Paixão dar o resultado do campeão do Mestre do Sabor 2020.
Dário ficou paralisado ao ouvir seu nome. "Ainda não caiu a ficha. Não achei que ia passar da primeira prova. De ontem para hoje, me bateu uma calma divina, e só comecei a ficar nervoso durante a espera do resultado".
Dário diz que usará o prêmio de R$ 250 mil para pagar suas contas e que vai cumprir a promessa de levar sua equipe para um passeio de barco em Guarujá.
Dário fez parte do time da chef Kátia Barbosa e se destacou ao longo das 12 semanas do programa apresentado por Claude Troisgros e seu companheiro de cozinha Batista. Ele disputou a final com os chefs Ana Zambelli, Júnior Marinho e Serginho Jucá.
Surfista, pescador e especialista em frutos do mar, Dário é dono do restaurante Madê, em Santos, e se formou em Gastronomia na São Judas – Unimonte, em 2012.
Tem 32 anos, nasceu em Santos e mora em Guarujá. Conheceu o mundo da gastronomia na Nova Zelândia, quando começou na limpeza de um restaurante e subiu até virar cozinheiro. Também trabalhou na Itália e em navios na Indonésia.
Ele também participou da primeira edição do Masterchef Profissionais, da Band, em 2017, quando ficou em terceiro lugar.