Pelo segundo ano consecutivo, Santos foi considerada a primeira colocada na categoria Meio Ambiente do Ranking Connected Smart Cities 2019. Comparado à edição do ano passado, a Cidade ainda subiu na classificação geral, que avalia as mais conectadas e inteligentes do País, passando da 9ª para a 6ª posição.
O ranking também coloca o Município na segunda posição no eixo Urbanismo e 12ª em Economia.
O levantamento foi realizado pela empresa de consultoria Urban Systems, em parceria com a Sator, que mapeia todas as cidades com mais de 50 mil habitantes (666 municípios) do País, com o objetivo de definir as que possuem maior potencial de desenvolvimento.
A divulgação do ranking ocorreu na manhã da terça-feira (17), durante a quinta edição do evento Connected Smart Cities, realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, na Capital paulista. O Município foi representado pelo secretário de Governo, Rogério Santos, que destacou a importância do levantamento. “Santos tem se preocupado em oferecer serviços de qualidade, buscando a melhoria da eficiência da administração, reduzindo os gastos de custeio e aumentando os investimentos com o cidadão. Além disso, atuamos de forma coordenada entre as secretarias para garantir os resultados. Esse reconhecimento demonstra que estamos no caminho certo”.
O ranking geral de 2019 foi liderado por Campinas (SP), seguida por São Paulo (SP), Curitiba (PR), Brasília (DF) e São Caetano (SP). Na sexta posição, Santos aparece à frente de Florianópolis (SC), Vitória (ES), Blumenau (SC) e Jundiaí (SP).
Sobre a lista
O Ranking Connected Smart Cities é apresentado em quatro frentes: geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional. Entre os eixos temáticos, é composto por indicadores de 11 setores: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia. Todos os resultados podem ser conferidos aqui.
Foto: Divulgação/PMS