Digital Jazz

O jazz no cinema – parte 1

03/08/2019
O jazz no cinema – parte 1 | Jornal da Orla

O filme "As Pontes de Madison" é um grande exemplo da excelente união entre uma bela história, trilha sonora e fotografia.

 

Um dos maiores responsáveis por isso é o incrível Clint Eastwood, uma pessoa que vive o cinema em toda sua plenitude, seja atuando, dirigindo, escrevendo, filmando e até compondo músicas para os seus filmes.

 

No ano de 1995, ele dirigiu e atuou no filme "As Pontes de Madison", ao lado da talentosa Meryl Streep, um dos filmes mais marcantes a que assisti.

 

É um daqueles filmes que não cansamos de ver e a cada vez que assistimos nos surpreendemos com algum novo detalhe, com alguma sutileza.

 

Trata-se de uma bela história de amor ambientada no verão de 1965, onde Francesca (Meryl que está maravilhosa no filme), uma fazendeira de Iowa, recebe a inesperada visita do fotojornalista da Revista National Geographic, Robert (Clint).

 

A história de amor começa quando ele pede informações sobre as belíssimas pontes  do Condado de Madison. No fundo, eles tiveram a única chance de viver um grande amor, mesmo sabendo que seria impossível durar para sempre.

 

A fotografia do filme é primorosa e a trilha sonora, dividida em 2 CDs, é simplesmente de emocionar.

 

O ponto alto da trilha sonora foi o destaque a uma das vozes mais surpreendentes do Jazz, a do cantor barítono Johnny Hartman, que enquanto vivo não atingiu o sucesso.

 

Ao ouvir o tema "I See Your Face Before Me", você não vai ter dúvidas do seu grande talento e vai querer saber mais sobre esse cantor. Outro detalhe curioso é que Johnny Hartman ficou realmente conhecido do grande público após sua morte e graças a Clint Eastwood que o selecionou para a trilha do filme.

 

Depois dessa aparição no filme, sua discografia completa foi toda relançada em CD, chegando a ganhar vários prêmios póstumos e teve o justo reconhecimento do seu talento.

 

Pena que este reconhecimento tenha vindo tardiamente. Mesmo assim, nada tira o brilho e a marca da sua grande voz. Virou um cantor "cult" e sua bela voz serviu como complemento perfeito às belas imagens do filme.

 

 

The Bridges Of Madison County – Original Soundtrack


 

Lançada em 1995 pelo selo Malpaso/Warner Bros., a trilha sonora do filme "As Pontes de Madison" surpreende já na abertura com "Doe Eyes", tema de amor muito inspirado, composto por Clint Eastwood. 
No filme ele atua, dirige e assina a trilha sonora que contou com as participações da cantora Dinah Washington (com os belos temas "I'll Close My Eyes", "Soft Winds" e o clássico "Blue Gardenia"), e também as participações de destaque de Barbara Lewis e Irene Kral, ao lado do The Junior Mance Trio. 

 

Mas o grande destaque e surpresa da trilha sonora, fica por conta do cantor Johnny Hartman, que deu um verdadeiro show de interpretação nas quatro faixas em que participa. 

 

Sua voz ficou perfeita dentro do enredo do filme. Méritos para Eastwood que tirou do fundo do baú essa grande voz. 

 

O sucesso da primeira trilha foi tão grande que Clint Eastwood resolveu lançar meses depois, já no ano de 1996, pelo mesmo selo Malpaso/Warner Bros., a continuação da trilha do filme, "Remembering Madison County", com mais uma seleção sensacional. Na continuação, encontramos sete temas cantados pelo vozeirão de Johnny Hartman e mais dois temas instrumentais, com destaque para o piano vigoroso de Ahmad Jamal. 

 

Fica aqui o registro de duas belíssimas trilhas do cinema que tiveram o Jazz como grande protagonista.

 

 

Johnny Hartman – “Unforgettable”

Após a sua surpreendente aparição nas trilhas sonoras de "As Pontes de Madison", ele estourou nas paradas.

 

Todos queriam saber mais sobre esse cantor que um dia foi até chamado de "Frank Sinatra Negro" e que teve na carreira uma série de lançamentos de absoluta qualidade.

 

Infelizmente morreu muito jovem, com apenas 60 anos de idade, isso no ano de 1983.

 

Ao longo da sua carreira, esteve ao lado do pianista Earl Hines, da Big Band, do trompetista Dizzy Gillespie e merece também destaque a sua memorável parceria ao lado do saxofonista John Coltrane (Lush Life – 1963), disco precioso que já ganhou seu relançamento no formado CD e que considero indispensável..

 

O CD que destaco foi relançado em 1995, pelo selo MCA Records, e traz gravações de Johnny Hartman registradas no ano de 1966, ao lado de uma superorquestra e que contou com a produção do renomado Bob Thiele.

 

Destaque para os temas "Almost Like Being In Love", "Our Love Is Here To Stay", "The Very Thought  Of You"e a belíssima faixa título "Unforgettable".

 

Não tenha dúvidas de pesquisar e conhecer um pouco mais sobre esta grande voz do Jazz, que teve uma trajetória bastante diferente dos demais cantores.

 

Curiosamente, ficou famoso, ganhou diversos prêmios e teve seu merecido reconhecimento depois de falecer.

 

Johnny Hartman é um cantor simplesmente inesquecível.