Meio Ambiente

Ação ambiental recolhe 105kg de lixo das praias de Santos

22/07/2019
Ação ambiental recolhe 105kg de lixo das praias de Santos | Jornal da Orla

Iniciativa inédita em Santos  recolheu 105 kg de lixo da areia das praias do José Menino e Gonzaga, na manhã deste sábado. Organizado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam), em parceria com a ONG Ecomov e Academia InCorpore, a ação Plogging, que mistura atividades físicas e coleta de lixo, reuniu cerca de 90 pessoas.

 

Todo o lixo recolhido será corretamente destinado. De acordo com o presidente da ONG Ecomov, Rodrigo Azambuja, além de limpar o meio ambiente, a ação permite traçar campanhas de preservação ambiental. “Observando o que foi retirado da praia, podemos identificar a origem dos resíduos e planejar como impedir que isso volte a acontecer”.

 

O professor de Educação Física Marcelo Capelazo ressalta que é importante unir atividade física com a conscientização ambiental. “Assim ajudamos o nosso corpo e o meio ambiente ao mesmo tempo”.

 

O secretário de Meio Ambiente, Marcos Libório, destacou que a iniciativa favorece o engajamento de todas as pessoas na preservação das praias. “Você não precisa ser um ambientalista de carteirinha para cuidar do meio ambiente, assim como não é necessário ser um atleta profissional para fazer atividades físicas”.

 

Libório também explicou que a dinâmica serviu de preparação para outro movimento semelhante, o Clean Up Day, comemorado no dia 15 de setembro. “Estamos fazendo um evento teste e já podemos ver que o público está engajado. Esperamos muito mais participantes em setembro”.

 

O termo plogging é uma combinação das palavras em inglês jogging (correr) e picking up litter (recolher lixo). O movimento nasceu na Suécia e vem ganhando público em vários países.