Praia Grande está testando uma moderna máquina com o objetivo de melhorar a limpeza da faixa de areia da orla. A ‘bob cat T590’ é o primeiro equipamento deste tipo no Brasil. Na prática, o recolhimento de microlixo poderá ser intensificado, gerando, desta forma, benefícios ambientais e também à saúde pública.
Na segunda-feira (25), a máquina foi testada nas areias do Bairro Guilhermina. Ao longo de 30 minutos foram retirados diversos resíduos dispensados de forma irregular pela população na areia. Entre eles estavam: tampas de garrafa, aros de latinhas, canudos, pontas de cigarros e até cotonetes, entre outros.
A ‘bob cat T590’ opera na área de areia fofa e conta com um sistema de peneira vibratória, conhecido fora do País como sand cleaner, que entra na areia e retira a sujeira. Um rastelo finaliza o trabalho.
Por hora, a máquina pode cobrir uma área de até 15 mil metros quadrados. De acordo com o secretário de Serviços Urbanos de Praia Grande, Katsu Yonamine, um equipamento desse tipo tem condições de trabalhar um bairro por dia. “Essa máquina já é utilizada na Itália, Argentina e Estados Unidos’, comentou.
Outro destaque da utilização da máquina é que ela desencadeia um processo denominado ‘areação’. Assim que a areia da praia é peneirada, ela ganha em oxigenação, o que acaba por matar fungos e bactérias existentes, prevenindo com isso doenças como, por exemplo, o popular ‘bicho geográfico’.