Cerca de 60 quilos de resíduos diversos, como bitucas de cigarro, isopor, canudos e tampinhas foram recolhidos na praia, no sábado (26), no primeiro mutirão de recolhimento de microlixo do ano. A coleta, inserida na programação de aniversário da Cidade, foi realizada em parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e Instituto Mar Azul (IMA).
A ação reuniu 120 pessoas que percorreram cerca de dois quilômetros da faixa de areia, do Embaré ao Aquário, onde o microlixo coletado foi catalogado e pesando. “Foi muito gratificante perceber que a maioria dos voluntários que atendeu os nossos chamados nunca havia participado de um mutirão”, reconheceu Hailton Santos, presidente do IMA. A Sabesp apoiou a atividade.
“Os mutirões são parte importante das ações de sensibilização da Prefeitura que estimulam os hábitos corretos por menos lixo na areia”, disse o secretário de Meio Ambiente Marcos Libório, acrescentando que em janeiro, todos os 309 ambulantes da orla já foram visitados duas vezes pelas equipes de educação ambiental. “É um esforço contínuo da Semam”.
O material coletado neste sábado foi entregue à ONG Sem Fronteira, que possui cerca de 50 cooperados atuantes na área de reciclagem.
No próximo dia 16 de fevereiro haverá outro mutirão de limpeza de praia, inserido na ação Verão no Clima, com o governo Estadual.
Foto: Divulgação/PMS