Em Off

Lula e Cabral: os bons companheiros

09/06/2018
Lula e Cabral: os bons companheiros | Jornal da Orla

O ex-presidente Lula, preso na sede da Polícia Federal há dois meses, deixou a área reclusa, por um breve período, para prestar depoimento como testemunha de defesa de seu amigo Sérgio Cabral, o ex-governador do Rio de Janeiro condenado a mais de 100 anos de cadeia por ter assaltado os cofres de seu estado natal durante oito anos. Bem mais magro e com boa aparência, Lula recebeu de Cabral os sentimentos pela morte da ex-primeira dama, Marisa Letícia. 

Desde a prisão de Cabral os dois políticos condenados não se falam, mas está claro que existe entre eles um sentimento de solidariedade, tanto que Lula se dispôs a prestar depoimento como testemunha de defesa do ex-governador do Rio.

 

Cabral diz que errou
Em depoimento ao juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio, nesta sexta-feira (8), Sérgio Cabral admitiu que cometeu diversos erros, segundo ele, levados pela vaidade e pelo poder. "Eu não soube me conter diante de tanto poder e de tanta força política. De maneira vaidosa, eu quis fazer prefeitos, fazer vereadores, fazer deputados. Usar recursos. Eu errei. Durante 25 anos fui o político que mais arrecadou recursos no Rio de Janeiro. Eu pedi dinheiro para a campanha, sim. E era muito dinheiro".

Questionado pelo juiz Bretas se abriria mão dos recursos conseguidos de forma ilegal para reparar danos ao Erário, Sérgio Cabral disse que sim. Resta saber se vai devolver o dinheiro roubado, qual o valor e quando fará a restituição aos cofres públicos. O fato é, mesmo devolvendo parte dos recursos roubados, Cabral ficará preso por muitos anos. Além disso, sua  reputação foi destruída de forma irreversível.

 

Lula maromba?


Antes de ser preso, o ex-presidente Lula dizia que estava "com 72 anos, energia de 30 e tesão de 20 anos" para voltar a governar o Brasil. Acrescentava que praticava musculação e até tomava whey protein (um suplemento alimentar muito usado por fisiculturistas).  

 

Meses após sua prisão, circula pela internet um vídeo de um sujeito, muito parecido com Lula, exibindo os músculos marombados — foi o suficiente para começarem as piadas.