O Chile é um dos países mais visitados por brasileiros. O país sul-americano, isolado entre a Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico, ostenta uma invejável qualidade de vida, esbanja modernidade e possui incríveis atrações naturais de Norte a Sul, mas a excelência de seus vinhos lhe faz a fama e atrai muitos turistas interessados em conhecer suas vinícolas e participar de atividades relacionadas à bebida.
O país é o único no mundo que possui mais de 200 mil hectares de vinhedos, cultivados com raízes próprias (sem enxertos americanos). A produção de vinho no Chile atinge a marca de cerca de um milhão de litros por ano e é o quarto país exportador da bebida – com mais de 80% da produção destinada ao mercado internacional. Conheça cinco roteiros próximos à capital, Santiago, que merecem a visita:
Valle de Colchagua
Localiza-se a 150 km ao Sul de Santiago e se especializou na produção de vinhos tintos premium, como o Cabernet Sauvignon, Carménère e Syrah. Suas bebidas se destacam pela maturidade, concentração e potência. As vinícolas que oferecem tour em Colchagua são Casa Silva, Koyle, Lapostolle, Los Vascos, Montes, MontGras, Neyen, Santa Cruz, Ventisquero, Viu Manent e Apaltagua. Também é possível passear pelos vinhedos, participar de um almoço chileno ou experimentar ser enólogo por um dia, podando, colhendo e até fazendo seu próprio vinho. Também é possível voar em um balão de ar quente até outros destinos da região, como Pichilemu e Matanzas, que inclui roteiros de pesca em San Fernando e casas históricas do século XIX.
Valle del Maipo
Região vinícola mais antiga do Chile, fica a 40 minutos de Santiago. Suas adegas boutique de inspiração francesa lhe renderam o título de "Little Bordeaux".
O roteiro oferece tours divertidos que incluem passeios de bicicleta, degustações e uma deliciosa gastronomia. Entre as vinícolas abertas à visitação estão Chocalán, Almaviva, El Principal, Aquitania, Odfjell, La Montaña, Undurraga, Santa Rita, Pérez Cruz, Concha y Toro, Huelquén, Tarapacá, de Martino, Causino Macul e Haras de Pirque.
Casablanca
O Valle de Casablanca fica a 50 minutos de Santiago, capital do país. Hoje é um dos vales mais concorridos da região, devido à sua diversificada oferta de vinhos. Existem tours com duração de meio dia e de um dia para visitas a vinhedos, adegas e salas de barris, degustando vinhos e queijos, rodeados pela bela paisagem da região. Também é possível desfrutar de almoços harmonizados e visitar o primeiro museu do vinho de Casablanca. Entre as vinícolas que formam o roteiro estão Veramonte, Emiliana, Catrala, Viña Mar, Matetic, Indómita, Quintay, Casas del Bosque, Recova Wines e Loma Largae Kingston.
Valle del Maule
Esse roteiro começa na pré-cordilheira Maulina, onde estão os vinhos brancos como Sauvignon Blanc, seguindo para o Centro, onde são produzidos incríveis vinhos Cabernet, Merlot e Malbec. Finalmente, a região da serra convida os visitantes a degustarem deliciosos Cabernet Sauvignon, Carménère e Carigñan. Algumas das vinícolas desse roteiro são Corral Victoria, Vía Wines, Aromo, Terra Noble, Casa Donoso e Balduzzi.
Valle de Curicó
Reconhecido como um dos maiores vales vitivinícolas do Chile, o Valle de Curicó conta atualmente com cerca de 25 mil hectares e 12 adegas. Os visitantes podem desfrutar da paisagem em imponentes mirantes, visitar cavas subterrâneas de mais de 100 anos ou casarões de famílias tradicionais em tours de várias opções de duração. Nesses passeios também é possível saborear deliciosos pratos de comida típica.Entre as opções de vinícolas estão Miguel Torres, Aresti, Puertas, Valdivieso, Echeverría, San Pedro, Requingua, Folâtre e Las Pitras.