Roteiros Nacionais

Porto Seguro: para ficar de bem com a natureza

04/11/2017
Porto Seguro: para ficar de bem com a natureza | Jornal da Orla

Um dos destinos “sol e praia” mais badalados do país, Porto Seguro, no sul da Bahia, também se apresenta como destino sustentável devido à sua diversidade de atrativos naturais. O município possui imensas áreas de conservação, com uma riqueza existente em poucos lugares no mundo, o que qualifica ainda mais o seu potencial turístico. Confira algumas experiências naturais que podem ser vivenciadas:
 

Parque Marinho de Recife de Fora
O município tem o privilégio de ser o único do Brasil a possuir um parque municipal marinho: Recife de Fora, localizado a uma hora de navegação da costa. Sua área de preservação, com 17,5 km², oportuniza apenas 3% de seu território para visitação, para que todos os seres vivos que lá habitam possam ter a sua vida preservada ao máximo. Nada que impeça de viver uma experiência única, como a flutuação com snorkel, onde é possível visualizar uma infinidade de peixes, corais e algas marinhas, e até mesmo o repouso nas águas mornas das piscinas naturais que se formam em meio às formações de corais.

 

Observação de Aves
Na terra do axé e da lambaeróbica também é possível avistar pássaros e contemplar a beleza e a imensidão da Mata Atlântica. A RPPN Estação Veracel (Reserva Particular de Proteção Natural), a pouco mais de 15 km do centro da cidade, recebeu da UNESCO o título de uma das reservas da Mata Atlântica inseridas como Sítio do Patrimônio Mundial Natural. A área abriga uma infinidade de espécies de aves, multicoloridas e muitas delas possíveis de serem avistadas apenas lá. Uma experiência que encanta pessoas de todas as idades. Após o agendamento de uma visita, pronto. Binóculo na mão e pescoço pro alto! 

 
Observação de baleias
Quem visitar Porto Seguro no período de julho a outubro tem uma grande possibilidade de avistar esses gigantes marinhos. Nessa época, toda a costa do sul baiano recebe as baleias Jubarte para o período de reprodução e acasalamento. As águas mornas da região são propícias para o ciclo da vida desses animais. Em qualquer ponto da imensidão do mar elas podem dar o ar da graça e, em sua maioria, estão em grupos. Na maioria das vezes é possível não apenas ver os animais, mas ouvir os borrifos oriundos de sua respiração.
 
 

Parque Nacional do Pau Brasil
Uma viagem que vai além do Descobrimento do Brasil. Visitar o Parque Nacional do Pau Brasil, localizado em uma imensa área com mais de 19 mil hectares de Mata Atlântica nativa e intocada, próxima ao distrito de Vale Verde, é um convite para imaginar como era a vida por aqui antes da chegada dos portugueses. A bordo de veículos 4 x 4 e guiados por monitores do parque, o visitante se dirige mata adentro para conferir de perto, por meio de trilhas abertas, pontos de observação de aves como a harpia, ave de rapina ameaçada de extinção. Também é possível fazer leves caminhadas, como pela "Trilha das Orquídeas", com espécies gigantescas bem no alto das árvores. E que tal ver bem de perto um pau-brasil de 900 anos? Pois o Parque Nacional do Pau Brasil é capaz de proporcionar essa experiência única no mundo.

 

Caraíva
Localizada a mais de 70 km ao sul de Porto Seguro,  a vila pacata  com cerca de 500 habitantes é o refúgio para quem  busca o contato com a natureza de uma maneira alternativa. O acesso é restrito. Parte do trajeto é feito em estrada asfaltada (via BA 001) e uma segunda metade por piso de chão batido. Em Caraíva não se trafega com veículos automotores. Para se chegar à península é necessário fazer a travessia em canoas remadas pelos próprios nativos, a maioria descendente de índios. À beira do rio há restaurantes e botecos para prosear com os moradores e outros visitantes. À noite, contemple a beleza do céu estrelado ao som de forró pé de serra. 

 

Borboletário
Às margens da BR 367, entre os municípios de Porto Seguro e Eunápolis, está o Borboletário Asas Mágicas, o primeiro da Bahia e um dos maiores do País. Ali, o visitante pode acompanhar, em três estufas, o ciclo de vida das borboletas, que voam livremente em um espaço aproximado de 900m² e apresentam um show à parte. Durante a caminhada entre as estufas está o Beco do Beija-Flor, uma oportunidade para admirar essas incríveis aves no momento de alimentação na vasta vegetação local e em bebedouros com água doce. Além disso, um laboratório convida o visitante para conhecer as diferentes fases de várias espécies típicas da Mata Atlântica.