Roteiros Nacionais

Lugares para passear de balão no Brasil

14/10/2017
Lugares para passear de balão no Brasil | Jornal da Orla

Os passeios de balão na região da Capadócia é uma das mais conhecidas atrações turísticas da Turquia, mas não é preciso ir tão longe para se aventurar nos ares. No Brasil, há várias cidades onde o balonismo é praticado. Os balões de passeio comportam até 16 passageiros por vôo e a atividade é liberada para crianças a partir de 6 anos. A capacidade depende do tamanho do balão e suas especificações técnicas. 

Uma das mais novas opções em solo brasileiro é o vôo de balão sobre Juazeiro do Norte e Crato, no Ceará, ideal para quem deseja ver os atrativos da região do Cariri em um ângulo de 360°. No passeio, apelidado de "Chapadócia", os visitantes conhecem os principais pontos turísticos da Chapada do Araripe, onde se localiza o primeiro geoparque da América Latina.

O Geoparque Araripe é um dos mais completos e ricos depósitos de fósseis do planeta. São plantas, anfíbios, insetos, répteis e até dinossauros fossilizados há milhões de anos. É o mais raro patrimônio paleontológico do Brasil. A região, que recebe cerca de dois milhões de turistas e romeiros por ano, abrange seis municípios repletos de atrativos naturais, históricos, culturais e religiosos.
 

Balões de Norte a Sul
Os aventureiros também encontram opções de vôo na Chapada dos Veadeiros, em Goiás. O balão sobrevoa a região reconhecida pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade, tanto pela beleza da paisagem como pela fauna e flora preservadas.

A Chapada Diamantina, no coração da Bahia, oferece um cenário único para diversos esportes de aventura, incluindo o balonismo. Em Bonito, Pernambuco, o balão passeia pelo agreste, incluindo Gravatá, outro destino turístico da região. A partir de Rio Branco, no Acre, o passeio de balão revela a grandeza e biodiversidade da floresta amazônica e ajuda o turista a desvendar o mistério dos geoglifos. São 478 formações geométricas (quadrados, círculos, linhas e espirais) espalhadas pelo solo em 391 sítios.

Os passeios de balão que sobrevoam o Rio de Janeiro deixam a cidade ainda mais maravilhosa.  O balonismo também já entrou no roteiro turístico da estância termal de São Lourenço, em Minas.

Em São Paulo, os municípios de Piracicaba e São Pedro, a 140 km da capital, então entre os que recebem turistas para voar de balão. Sorocaba e Boituva, referência em esportes aéreos, realizam passeios que revelam os encantos das belas paisagens de serras, campos, rios e cachoeiras. Este ano, no balneário de Torres, Rio Grande do Sul, um festival internacional no Parque do Balonismo reuniu mais de 30 mil visitantes num cenário de praia, rio e montanha. Já em Brasília (DF), o destino dos balões que levantam vôo no entorno do Distrito Federal é a Esplanada dos Ministérios, no centro da capital.